MANTENA – Uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Minas Gerais e do Espírito Santo culminou na prisão de cinco pessoas nas cidades de Mantena (MG) e Água Doce do Norte (ES).
A ação, denominada “Força Total”, foi realizada por policiais militares da 18ª Cia PM Ind e do 11º BPM de Barra de São Francisco, no posto de fiscalização, na divisa entre os dois estados, nesta terça-feira (16). Durante a abordagem de um Fiat Mobi branco, conduzido por uma mulher de 35 anos e transportando um passageiro de 23 anos, os policiais identificaram que ambos possuíam extensa ficha criminal e denúncias relacionadas ao tráfico de drogas.
Após indagações, o passageiro do veículo confessou a posse de uma submetralhadora em sua residência, localizada em Água Doce do Norte. Os policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde encontraram a arma de fabricação artesanal, acompanhada por dois carregadores.
Durante as diligências, uma informação anônima indicou outra ocorrência de tráfico de drogas em Água Doce do Norte, relacionada a dois homens com vínculos ao proprietário da submetralhadora apreendida.
Mais apreensões
Os policiais se dirigiram até o local da denúncia. Então ao se aproximarem de uma residência, observaram dois homens tentando fugir da varanda. Apesar disso, a dupla foi contida pelos militares no interior do imóvel. De acordo com a Polícia Militar,com eles não havia nada ilícito.
A Polícia Militar do Espírito Santo também realizou buscas no terreno baldio nos fundos da casa. Durante a busca, a cadela de faro Atena localizou uma sacola plástica contendo cerca de 266 pedras de crack. Além disso, duas embalagens parcialmente enterradas, envoltas com pó de café, contendo 167 pinos de uma substância semelhante à cocaína.
Os detidos, ao serem questionados, nada declararam sobre as substâncias. Além das drogas, os militares confiscaram dois celulares, uma quantia considerável de cédulas de pequeno valor obtidas pela venda de entorpecentes e materiais utilizados para embalagem de drogas.
Após a apreensão da submetralhadora e dos entorpecentes, a condutora do Fiat Mobi confessou a existência de uma grande quantidade de drogas em sua residência, localizada na área central de Mantena. Os policiais procederam à busca domiciliar e encontraram mais drogas, balança de precisão e materiais plásticos para embalagem.
Ao final da operação, constatou-se que o entorpecente apreendido seria comercializado nas cidades de Água Doce do Norte e Mantena. Os cinco detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados às delegacias de Polícia Civil de Mantena e de Barra de São Francisco (ES) para as providências legais.