Hercílio Coelho Diniz abre em Valadares 1º Debate Sobre a Reforma Tributária

O deputado federal Hercílio Coelho Diniz, membro titular da Subcomissão Especial da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, fez uma abordagem inicial sobre a PEC 45/2019 FOTO: Divulgação

Palestra do parlamentar explicou os principais pontos da legislação tributária e destacou a necessidade de um modelo de tributação transparente e justo

Aconteceu em Governador Valadares o 1º Debate Sobre a Reforma Tributária, na quinta-feira, 7, promovido pelo Sindicato de Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), com o apoio do Sindifisco Estadual. A reunião levantou uma discussão em torno das propostas de reforma do sistema tributário brasileiro.

O evento contou com a presença de auditores-fiscais federais e estaduais, dos deputados federais Hercílio Coelho Diniz (MDB/MG) e Leonardo Monteiro (PT/MG), autoridades locais e representantes da comunidade. Com ampla participação da plateia, o debate envolveu problemas existentes na tributação e possíveis soluções para um sistema mais justo.

O principal convidado do evento, o deputado federal Hercílio Coelho Diniz, membro titular da Subcomissão Especial da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, fez uma abordagem inicial sobre a PEC 45/2019, de forma clara, e ressaltou: “acredito que a promoção de debates em torno do tema ajuda a população a estar mais próxima das decisões do governo e a entender o que é proposto para o nosso país. Em relação à reforma tributária, precisamos entender que o modelo ideal e necessário é aquele com mais transparência e justiça social, que atenda ao contribuinte, ao Estado e, principalmente, às classes menos favorecidas. Estamos trabalhando na Câmara, juntamente com o Senado, para que a PEC 45 corresponda a essas necessidades e favoreça a economia para todos”.

O auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil George Alex, atual diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, segundo palestrante do evento, endossou o discurso do parlamentar. “O nosso pensamento está muito alinhado. Esse evento promovido pelo Sindifisco em Governador Valadares traz de volta esse assunto importante para a Câmara dos Deputados. Aqui tem dois deputados de diferentes partidos mostrando que esse assunto não tem cor e não tem ideologia, tem o interesse público em primeiro lugar, como bem disse o deputado Hercílio em relação à bandeira da justiça fiscal”, afirmou.

O terceiro palestrante, o auditor-fiscal da Receita Estadual Marcos Vinícius da Cunha, também fez uma abordagem técnica e social da reforma ideal e, em seguida, todos participaram de um momento de perguntas e respostas sobre o tema.

Para a presidente da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional em Governador Valadares, Vânia Julião, o evento marcou uma mudança de paradigma na cidade. “Antes, a sociedade civil valadarense acompanhava os parlamentares e suas discussões à distância, sem participação, e tinha na atuação sindical a visão apenas de uma corporação fechada a seus filiados, não aberta e cooperativa com a sociedade. Esse evento abriu um precedente que desejamos que seja constante: mostrar que cada um pode fazer a diferença e, todos juntos, unirem forças e apresentarem ideias e soluções para melhorarmos as condições gerais da população e do país”, afirmou.