[the_ad id="288653"]

Você sabe a diferença entre velocidade e agilidade?

FOTO: Freepik

Você já parou para pensar na diferença entre velocidade e agilidade? À primeira vista, podem parecer a mesma coisa, mas há uma distinção importante. Por isso, no artigo de hoje, vamos esclarecer essa diferença e mostrar como cada um desses elementos desempenha um papel importante para o crescimento das empresas. Fique atento, pois entender isso pode ser o detalhe que falta para levar seu negócio a um próximo nível.

No contexto empresarial, velocidade está relacionada à capacidade de fazer as coisas de forma eficiente e consistente, garantindo a excelência operacional. Imagine uma fábrica que consegue produzir um grande número de produtos em pouco tempo. Isso é velocidade – sendo essencial para aumentar a produção e atender a uma demanda crescente sem comprometer a qualidade.

Por outro lado, a agilidade é a habilidade de perceber mudanças no mercado e ajustar rapidamente a estratégia da empresa. Enquanto a velocidade é sobre fazer bem o que você já faz, a agilidade está mais relacionada à capacidade de inovação. Empresas ágeis são aquelas que conseguem identificar novas oportunidades, responder a crises ou se adaptar às novas tendências com rapidez.

Para ilustrar, pense em uma startup que lança atualizações frequentes e rápidas de seu software para corrigir bugs e melhorar a experiência do usuário. Essa empresa está demonstrando velocidade. Agora, se essa mesma empresa identificar uma nova demanda do consumidor e desenvolver um produto totalmente novo em resposta, ela está demonstrando agilidade.

No fim das contas, velocidade e agilidade são igualmente importantes, mas com propósitos diferentes. Velocidade é mais sobre fazer o que você já faz de forma mais eficiente, enquanto agilidade é sobre mudar o que você faz para se adaptar a novas circunstâncias. Entendeu?


(*) Empreendedor com ampla experiência no desenvolvimento de negócios de base tecnológica, com passagens por Méliuz, Itaú, PicPay e Prefeitura de Valadares. Foi membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Técnica de Empreendedorismo e Inovação da Bacia do Rio Doce. Instagram: @eutorrente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Mais um 30 de Janeiro

🔊 Clique e ouça a notícia Mané ‘GARRINCHA’ Francisco dos Santos teria se tornado ainda mais famoso ao vestir a jaqueta do CABULOSO das Minas Gerais ou o clube celeste

Sadio Mané: o que é ser um líder

🔊 Clique e ouça a notícia Mais uma copade nações africanas de futebol profissional acaba de ser realizada e Senegal, repetindo o feito da disputa anterior, venceu na prorrogação o