[the_ad id="288653"]

Você perdeu a esperança nas suas estratégias de mudança profissional?

Dileymárcio de carvalho (*)

Frequentemente recebo pessoas dizendo que perderam a esperança de que podem “melhorar a vida profissional”. E elas falam isso descrevendo como são suas rotinas e “falta de oportunidade”. O que temos aqui? Será que essa pessoa vive um “desamparo aprendido”? Vou explicar.

Estou apresentando um conceito da Psicologia Comportamental para a perda da esperança nas estratégias que a pessoa usa, ou seja: o desamparo aprendido. Quando tudo o que faço parece não resolver eu me conformo? As pessoas estão dizendo que o que estão fazendo não está funcionando.

A grande questão é que “apesar de…”, elas continuam. E continuam não tendo forças e estratégias emocionais para as mudanças. Sempre pergunto o que elas não aprenderam com esse sentimento e emoções desse estado de paralisia profissional. Elas também não conseguem responder. Elas estão com nível de ansiedade alto e em outras áreas da vida também não estão conseguindo mudanças.

A inflexibilidade psicológica de não ação na vida profissional tem uma causa específica, ou é de múltiplas causas. Viver em estado de desamparo aprendido no trabalho não é só por causa do próprio trabalho em si. Por isso, esse estado não é de única causa.

E o meu trabalho como Psicólogo Comportamental é levar essa pessoa a sair desse estado desenvolvendo flexibilidade psicológica. Sem esse processo emocional não há mudança.  E as pessoas também perguntam se “isso é demorado”. Não, não é demorado e os primeiros resultados são vistos logo no inicio do acompanhamento psicológico. E aqui está a questão: sem ajuda fica muito difícil sair de um “desamparo aprendido”, seja na vida profissional ou em outras áreas.

Falamos do trabalho, da profissão e da carreira como um dos “lugares” em que talvez para muita gente represente onde ele está parado. Se você perdeu as esperanças em suas estratégias para lidar com a mudança profissional, hora de buscar ajuda e começar uma agenda emocional profissional que faça sentido para sua vida.


(*) Dileymárcio de Carvalho- Psicólogo Clínico Comportamental- CRP: 04/49821 e-mail: contato@dileymarciodecarvalho.com.br

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Clandestino

🔊 Clique e ouça a notícia Viagem de volta para casa, da cidade da namorada. O ônibus era confortável, daqueles que a poltrona quase deita e tem apoio para as

Classificóides – automóveis

🔊 Clique e ouça a notícia As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Reflexões Natalinas para a vida em condomínios

🔊 Clique e ouça a notícia Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o que realmente importa: as conexões que construímos e o ambiente que cultivamos juntos.

O futebol das Minas Gerais

🔊 Clique e ouça a notícia Na terra de Cabral oficialmente foi encerrada a temporada futebolística, restando aos boleiros, em gozo de merecidas férias, promoverem e participarem de jogos festivos,