[the_ad id="288653"]

Viver é desviar

por Marcos Santiago

Viver é verbo de movimento, e ponto. E o ponto é obstáculo que o raciocínio encontra, salta e segue noutra frase. Pensar demanda superar barreiras. Amar (e amar-se) exige saltar obstáculos. Sorrir demanda superação. Viver requer vencer os pontos tantos que se mostram indiscriminadamente para todos!

Viver requer também desvios! É preciso flexibilidade para se safar daquelas pessoas que aceitam da vida um emaranhado de curvas violentas, e que, como caminhões transbordando de lixo, a cada curva do dia, derramam sobre os outros seu conteúdo dejeto: restos descartados de impolidez, grosserias e mal-humor, de toda ordem.

É preciso se desviar daqueles vampiros diurnos cujos dentes de insatisfação eterna sugam nossa energia vital.

É preciso fugir das angústias que fazem morada em corpos ambulantes e que desejam nos cuspir, a todo momento, suas mazelas e dissabores, como prato da casa.

É preciso se desviar dos abraços abortados de sinceridade, dos sorrisos mudos, dos cumprimentos não correspondidos, da mágoa com a vida e das decepções consigo mesmo, que o outro acampou e que quer transplantar para ti.

Se tens remédio, dose. Se tens ombro, acolha e acalente. Todavia, se tens amor próprio, não alimente o lobo a ponto de ser tomado pela ingenuidade de Chapeuzinho Vermelho na floresta de desventuras! Auxilie com moderação, não viva a vida alheia nem seja os passos que o outro precisa pisar, mas seja um gole de água e uma sombra fresca no caminho.

Desviar-se das atitudes que escravizam é preciso. Desviar-se dos comportamentos que apenas subtraem, é vital.

Algumas pessoas, no decorrer da vida, tornam-se zumbis vaidosos, uma pá de angústia que assola e infertiliza as manhãs! Estenda a mão, mas não entregue sua alma. Desvie-se dos desertos humanoides, secos e frios.

São traiçoeiros e desoladores. Neles as vidas apenas se arrastam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Eu agradeço

🔊 Clique e ouça a notícia Amados irmãos leitores, que a paz esteja com vocês. Hoje é um dia especialíssimo pra mim. Como alguns sabem, tive a honra de participar

A política em um projeto social

🔊 Clique e ouça a notícia Dos nada saudosos tempos e períodos da Covid-19, enclausurados convivemos com grupos de WhatsApp, deles participando como forma de nos instruirmos, de receber informações

Homem primata

🔊 Clique e ouça a notícia No dia 6 de março, em uma partida entre Palmeiras e Cerro Porteño válida pela Copa Libertadores Sub-20, alguns torcedores paraguaios fizeram a clássica

Pequenos hábitos, grandes mudanças

🔊 Clique e ouça a notícia Em meio à rotina corrida do cotidiano, com a vida agitada entre trabalho, casa e família, os nossos hábitos diários podem ser a chave