Valadares ganha sua primeira Casa da Gestante

Vão ser 20 leitos para receber gestantes de alto risco, que necessitam de atenção especial e não de internação

A Prefeitura inaugurou, na manhã de quarta-feira (4), a Casa da Gestante Elza da Silva. Trata-se de um espaço estruturado, totalmente adaptado para acolher futuras mamães, que precisam de atenção especial, sem necessidade de internação. O nome é uma homenagem à técnica de enfermagem Elza da Silva, que dedicou 37 anos de serviços à comunidade.

A Casa terá 20 leitos e funcionará como uma extensão do Hospital Municipal, sendo um complemento da Maternidade de Alto Risco. No local, gestantes em situação de risco ou com agravos, do Município ou de cidades vizinhas, terão acesso a alimentação e acompanhamento, oferecido por uma equipe multidisciplinar. Além disso, o local vai abrigar gestantes residentes em outros municípios, puérperas e seus recém-nascidos em tratamento, até que tenham estabilidade clínica; mulheres prestes a entrar em trabalho de parto, que residam distante do hospital, até que se encontrem na fase ativa do trabalho de parto.

Para o secretário municipal de Saúde, Enes Cândido, a iniciativa da administração busca reduzir a mortalidade materna e infantil, além de permitir às gestantes, agilidade nas intervenções necessárias. Também vai refletir nos indicadores. Vamos seguir as boas práticas em maternidade segura e os princípios norteadores da humanização da assistência, determinados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

Roberto Marcos, um dos irmãos de Elza, participou da cerimônia, com grande parte da família e amigos. “Pra nós é uma emoção, uma forma de eternizar o nome da nossa família. Reconhecer todo cuidado que Elza teve, para ajudar ao próximo e na contribuição na formação de outros profissionais para a saúde, inclusive, no nosso meio familiar,” pontuou.

De acordo com o prefeito André Merlo (PSDB), este é mais um espaço de cuidado com a população, que começa mesmo antes do nascimento, para as futuras mães e seus filhos. “É, acima de tudo, uma forma de ‘desospitalização’. Vamos assistir aqui gestantes, puérperas e recém-nascidos, com o que eles necessitam. E escolher o nome de Elza da Silva é reconhecer o carinho, a responsabilidade e o cuidado que ela teve com as pessoas, em todos os anos de trabalho na área da saúde”, enfatizou o prefeito.

Segundo ele, já estão previstas ampliações com um centro de convivência e novos leitos para mães, que necessitam de acompanhamento continuado.

Servidores da secretaria, vereadores, secretários de governo e populares também participaram da inauguração.

A Casa da Gestante Elza da Silva está localizada na rua São João, n° 350, Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM