UTI Pediátrica já está em funcionamento no Hospital Municipal de Valadares

São 10 leitos de UTI Pediátrica Tipo II – UTIs credenciadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS), para atender crianças de 0 a 12 anos em estado grave ou potencialmente grave.

O Hospital Municipal de Governador Valadares agora conta com 10 leitos de UTI Pediátrica Tipo II – UTIs credenciadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS), para atender crianças de 0 a 12 anos em estado grave ou potencialmente grave. Localizado no terceiro andar, ao lado da UTI Neonatal, o espaço também possui dois quartos de isolamento para os pequenos pacientes. Esses quartos são para quem precisa de cuidados específicos pela equipe médica.

“Trabalhamos incansavelmente para poder oferecer a todos o melhor atendimento em saúde e contar com uma UTI Pediátrica, que é um atendimento ainda mais especializado. E muito gratificante para mim. Além de ser uma conquista muito grande para o Município. Somos o único hospital da cidade que tem essa estrutura”, ressaltou o prefeito André Merlo.

Com a diminuição dos casos de internação para a covid-19, em todo o Brasil, inclusive em Valadares, dos 30 leitos que estavam habilitados anteriormente para o tratamento da doença, 18 foram convertidos em UTI Geral Tipo II e as outras 10 para a Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico Tipo II.

Para a médica coordenadora da UTI Pediátrica, Sâmara Nacur, as novas instalações da unidade proporcionam ainda mais segurança para os pacientes e funcionários do local. “A instalação da UTI é muito gratificante. É um sonho. Conseguimos habilitá-la em abril para começar os atendimentos e foi muito importante porque nós pegamos o auge da bronquiolite nas crianças. Agora estamos em um espaço mais adequado, segue todas as normas. E assim conseguimos prestar uma melhor assistência, com mais segurança para acomodar os pacientes e fazer os procedimentos”, comentou.

A médica pediatra Mayana Mattar também destacou a importância da nova estrutura da UTI para realizar os atendimentos às crianças mais necessitadas. “Fico muito feliz, pois isso é um ganho muito grande para a população. Ter esse espaço adequado, para dar essa assistência otimizada para os pacientes. A UTI é uma demanda importante do município e da região, pois somos referência para várias cidades. Com essa nova estrutura física tudo vai ficar ainda melhor”, disse.

A dona de casa Vera Lúcia dos Santos, do município de Nova Módica, está com o filho internado na UTI Pediátrica do HM. Para ela, o atendimento está sendo muito especial durante toda a internação na unidade. “É uma equipe muito especial, atenciosa, nos acolhe muito bem, com educação. E meu filho está cada dia melhor, se recuperando”, falou.

A secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali, destacou que a SMS cumpriu todas as exigências previstas pelo Ministério da Saúde para habilitar a UTI Pediátrica. “O Ministério da Saúde estipulou o prazo de seis meses para atendermos todas as exigências previstas para o funcionamento da UTI. Já que os aparelhos foram utilizados anteriormente para covid e entregamos tudo conforme foi solicitado”, afirmou.

Com informações da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM