INHAPIM – Um homem denunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pelos crimes de homicídio qualificado e associação para o tráfico de drogas foi condenado a 35 anos de reclusão após julgamento realizado pelo Tribunal do Júri de Inhapim, nesta segunda-feira (6). A sentença seguiu integralmente os termos da denúncia apresentada pelo MPMG. Na época do crime, o réu tinha 25 anos.
De acordo com a denúncia, o homicídio ocorreu na madrugada de 21 de maio de 2023, no bairro das Flores, em Inhapim. Conforme apurado, o acusado, com a participação de outras pessoas, invadiu a residência de um homem de 22 anos e o agrediu com diversos golpes de pedaços de madeira, provocando sua morte. Segundo o Ministério Público, o crime foi motivado por conflitos relacionados ao tráfico de drogas. As investigações apontaram que a vítima havia contraído uma dívida com os envolvidos após consumir parte dos entorpecentes que deveria comercializar e adulterar a droga destinada à venda. Além disso, ela teria passado a vender drogas para um grupo rival, circunstâncias que, de acordo com a acusação, motivaram o assassinato.
Durante a tramitação do processo, o Poder Judiciário reconheceu a existência de indícios suficientes de autoria e materialidade e pronunciou o acusado para julgamento pelo Tribunal do Júri pelo crime de homicídio qualificado. Entre as qualificadoras reconhecidas estão o motivo torpe, o emprego de meio cruel, o recurso que dificultou a defesa da vítima e a prática do homicídio para assegurar a execução de outro delito.
O réu também respondeu pelo crime conexo de associação para o tráfico de drogas. Ao final da sessão plenária, o Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público, condenando o acusado pelos dois crimes e fixando a pena em 35 anos de reclusão.














