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Univale discute programa de monitoria em Fórum

FOTO: Divulgação/Univale

GOVERNADOR VALADARES – A Univale reuniu alunos e professores para discutir como os estudantes podem apoiar os docentes a ministrar o conteúdo das disciplinas. O 1º Fórum do Programa de Monitoria Voluntária discutiu o tema. Assim, os professores dos cursos de graduação propuseram no edital 185 vagas para a realização do programa no segundo semestre letivo de 2023. Os estudantes, anteriormente aprovados nas disciplinas listadas, que se dispõem a ajudar colegas atualmente cursando as disciplinas, preencherão as vagas. Os alunos selecionados receberão certificados de exercício de monitoria.

Aprendizado mais rico

Na abertura do Fórum, a diretora de Ensino Presencial da Univale, Cláudia Reis, lembrou da longa tradição acadêmica da Univale. Ela considerou que a monitoria voluntária em muito contribui para o sucesso contínuo da universidade. Além disso cria oportunidades para que os alunos desenvolvam habilidades e conhecimentos, e fomentando uma comunidade de aprendizagem colaborativa e enriquecedora.

“Este é um momento muito especial, porque reunimos estudantes, professores e administradores, para discutir e promover o programa de monitoria voluntária, desempenhando um papel importante em nossa comunidade acadêmica. Quando pensamos na universidade, muitas vezes pensamos em salas de aula e laboratórios, nos livros e nas pesquisas. No entanto, a monitoria voluntária é vital, porque une todos esses elementos. Através da dedicação e do comprometimento dos nossos alunos, o processo de aprendizado se torna mais rico e significativo. E estamos aqui para celebrar isso e explorar como podemos aprimorar o programa”, afirmou Cláudia.

Ganhos acadêmicos e profissionais

O Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3) executa o programa de monitoria voluntária. Para o coordenador do Espaço A3, Edmarcius Carvalho Novaes, a participação na monitoria é significativa para os alunos. Segundo Novaes, ela traz ganhos na trajetória acadêmica e profissional dos participantes.

“O propósito da monitoria na universidade é oferecer ao aluno a oportunidade de acompanhar o professor em um conteúdo em que esse estudante teve sucesso. Isso é um diferencial para o currículo do aluno. Em muitas áreas, a vivência da monitoria, depois que o aluno se forma, tem permitido algumas oportunidades, como residência e outras possibilidades profissionais. Isso faz diferença nas seleções, e é oportunidade também para os professores que oferecem essas vagas. Porque ter um aluno monitor pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem que ele oferece para aquela turma, formando novas pessoas. É importante também para os alunos que desejam a docência após formados”, observou Edmarcius. 

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