[the_ad id="288653"]

Uma história viva de GV e da Fadivale

FOTO: Divulgação / Fadivale

GOVERNADOR VALADARES – Na parede, atrás da mesa onde o Dr. Alcyr Nascimento passa a maior parte do dia na Fadivale, quadros, diplomas e fotografias são apenas alguns dos vestígios da vasta história que conecta o advogado, professor, a faculdade de Direito e Valadares. Foram pelo menos 40 minutos de conversa. Na verdade, longos monólogos que surgiam de simples perguntas recheadas de anedotas e boas lembranças. Histórias essas que tranquilamente preencheriam um livro de 300 páginas. Mas enquanto o rascunho dessa obra literária fica guardado na gaveta, vamos com o que é possível transmitir pela boa e velha contação de história.

Há 60 anos, Alcyr Nascimento deixava Peçanha para desbravar o interior de Minas Gerais. Sua trajetória o trouxe a Valadares em 1965, e, em 1968, a cidade, então com 30 anos de emancipação, testemunhou a fundação da Fadivale, escola de direito que se tornaria um marco na região.

Incursão na política

Formado em Belo Horizonte em 1961, Alcyr não apenas testemunhou o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos, mas também contribuiu ativamente para sua história. Sua incursão na política começou em 1975, quando, por acaso, presidiu uma reunião na escolha do novo diretório da Arena (Aliança Renovadora Nacional). Esse evento marcou o início de sua trajetória política, culminando em candidaturas, destaque em campanhas e convites para integrar o governo municipal e estadual.

“Eu não tinha aquela expressão política e social, porque tinha pouco tempo que eu estava aqui. Tinha três anos que eu estava na cidade. Em 1965, eu estava morando na Ilha dos Araújos, eu passava de carro ali em frente à prefeitura para ir para casa no domingo. Naquele dia, eu tinha visto a notícia do jornal de uma reunião na Câmara, que era para a escolha do novo diretório da Arena”.

“Eu, então, com curiosidade e que já gostava de política, embora me afastasse um pouco no início da profissão, eu encostei o carro e fui para lá ver, assistir. Então naquela disputa ali, eu era o único advogado na reunião, embora eu sempre participasse daquele debate. Aí alguém falou, olha, tem o doutor ali, o advogado, põe ele para presidir, para ver se encontramos aqui um acordo, e eu acabei presidindo a reunião. Mas com o sentido de apaziguar os ânimos, com isso meu nome surgiu na política”, contou Alcyr Nascimento.

Vínculo além da política

No entanto, seu vínculo com Governador Valadares foi além da política. Alcyr tornou-se professor na Fadivale em 1971 e, posteriormente, membro da entidade mantenedora. Seu envolvimento político e acadêmico moldou não apenas sua vida, mas também a trajetória da instituição.

“Eu já tinha sido convidado para participar do conselho da entidade mantenedora da faculdade, porque depois que terminou os 70 eu fiquei conhecido na cidade, eu fui convidado para ser professor de direito processual civil. Então, em 71, um ano depois da eleição, eu entrei na faculdade, mas como professor. Daí uns dois anos eu fui convidado para participar da entidade mantenedora. E aqui estou até hoje”, explicou o diretor da Fadivale.

Sr. Açcyr Nascimento exibe a data de sua contratação como professor da Fadivale, em março de 1971 – FOTO: Fred Seixas

Importância da Fadivale

Ao refletir sobre a importância da Fadivale para Valadares, Alcyr destaca a coragem da comunidade local ao matricular-se na faculdade recém-fundada. A instituição não só atraiu alunos da região, mas também de Bahia e Ipatinga, contribuindo significativamente para a formação intelectual da juventude local.

“Com a fundação da escola, eles [os primeiros estudantes da Fadivale] tiveram coragem, não sei se porque muitos já tinham segundo grau, já há bastante tempo, e não se mudaram para buscar a oportunidade de um nível superior, aqui matricularam na faculdade que estava recém-fundada. A coragem que eles tiveram de matricular o primeiro ano, dá força, dá vida, pela faculdade. E, com isso, nós começamos a ter aqui alunos da Bahia. Já tivemos, na época, ônibus de Ipatinga, que na época era distrito, com alunos que vinham todo dia para assistir aula aqui. Nós já tivemos até 1.600 alunos aqui”.

“A importância que teve a faculdade, então eu acho que durante todo esse tempo da existência da escola, ela contribuiu sem dúvida para uma evolução em vários setores da cidade. Eu acho que contribuiu bastante para a cidade principalmente pela própria formação intelectual da sua juventude. Daqui da Fadivale saíram muitos bons profissionais, quase todos os juízes que atuam aqui na cidade são daquela escola”, ressalta Alcyr sobre o impacto da Fadivale na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM