[the_ad id="288653"]

Teatro Atiaia: orçamento de reforma aguarda aprovação do Iphan desde janeiro

Desde a assinatura do contrato da Prefeitura Municipal de Governador Valadares com a Vale para a reforma do Teatro Atiaia, a classe artística da cidade aguarda, ansiosamente, pelo início das obras. A previsão era que elas começassem em fevereiro. No entanto, três meses depois, o orçamento dos itens para a reforma continua aguardando a aprovação do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

“A planilha de custos do projeto ainda está sob análise do Iphan, em Belo Horizonte, e somente após a liberação dela [da planilha], teremos a autorização de iniciar as obras. É triste ter a verba para a obra e não a liberação, mas esta é a nossa realidade. Atualmente estamos com um produtor cultural em Brasília nos assessorando, para que a liberação saia em tempo mais curto que o normal do órgão, que atende todo estado de Minas Gerais”. A explicação é de Luiz Mauro, diretor da Cia de Teatro Katarriso, que é responsável por acompanhar o andamento da reforma do Teatro Atiaia.

teatro atiaia
Teatro tem marcas visíveis de degradação. Foto: Camila Fernandes

De acordo com ele, “os analistas do Iphan são profissionais primorosos e criteriosos. E, apesar de cada item da planilha estar dentro da tabela do Setop/Sinap, como exigido, eles precisam checar todas as informações. Apesar da pandemia, estamos na luta, junto com a administração pública de Valadares, para conseguirmos a liberação e darmos startup das obras”.

Segundo Luiz Mauro, o prazo para que o Iphan dê a resposta definitiva é de um ano, mas a companhia de teatro tem feito o possível para tentar acelerar o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM