[the_ad id="288653"]

Seja grato por tudo!

FOTO: Jcomp/Freepik
Coronel Celton Godinho

Sem qualquer sombra de dúvida, o que mais me aborrece é a ingratidão de alguns seres humanos.

Atualmente, vivemos em um mundo de constantes mudanças e avanços frenéticos da tecnologia. As reclamações aumentam a cada dia, apesar das melhorias na qualidade de vida humana, possibilitando o aumento da expectativa de vida, levando muitas pessoas a uma longevidade aqui na terra, coisa impensável, por exemplo, no início do século XX. Muita gente não reconhece como dádivas que lhes são proporcionadas e murmuram e reclamam do que não é, sentindo-se injustiçada!

Na realidade, temos um grande contingente de pessoas ingratas! Mas, afinal de contas, o que é essa tão falada gratidão?

Em nossos dicionários, gratidão é a qualidade de quem é grato, o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor. No sentido etimológico da palavra, ela vem da palavra latina gratus, que quer dizer agradecido ou grato.

Os budistas encaram a gratidão com muita normalidade e naturalidade. Agradecer é natural!

Eu nem imaginava, mas existe um psicólogo norte-americano que é o maior estudioso sobre gratidão no planeta Terra, o Dr. Robert A. Emmons. Ele e seu colega Mike Mac Cullough fizeram vários estudos sobre o tema. E com vários voluntários concluíram que expressar a gratidão, com frequência, altera a estrutura molecular de nosso cérebro, mantendo a massa cinzenta, levando à sensação de felicidade e saúde. Os neurocientistas já concluíram que a gratidão é o caminho para a felicidade e sucesso.

Nem todos percebem, mas nós damos ao universo o que sentimos, e de forma automática ele reflete nossos sentimentos em maior dominância. Atraímos o que sentimos. E uma boa coisa para manter a nossa energia positiva é praticar o agradecimento. Não que isto vá resolver todos os seus problemas, mas vai permitir que situações fiquem mais leves e fortaleçam seu espírito, para que os bons sentimentos façam morada. Você tem a opção de fazer seu dia bom ou ruim.

Inicialmente, o que devemos observar para praticar a gratidão é reparar na importância das coisas simples da vida, e, depois, propagar e procurar sempre o bem, olhar mais para dentro de si e entender a sua própria vida, ter cuidado para não ser ingrato, dar valor a tudo o que você tem e, principalmente, ser grato sempre! E ser grato em tudo, pois sempre nas situações que são ruins podem surgir inúmeros ensinamentos.

Em nossa Bíblia sagrada, cristã, inúmeros são os ensinamentos sobre gratidão. É um ato de reconhecer o que Deus fez por você. É um sentimento de amor, que eleva o nosso espírito e nos une a Deus. 

Há alguns anos, quando cheguei à cidade onde atualmente moro, com minha família, fui parado no pátio da unidade militar em que servia, por um senhor idoso que, ao ver meu nome na etiqueta do uniforme, perguntou-me se eu era parente do Capitão Godinho. Respondi-lhe que se tratava do meu avô. Esse senhor idoso, todo sorridente, disse-me que era muito amigo dele desde a década de 50, e perguntou-me se estava ainda vivo. Respondi para ele que, infelizmente, havia falecido há algum tempo. Aquele senhor me disse depois que tinha muita gratidão pelo o que meu avô fez por ele quando eram amigos, e me convidou, juntamente com minha família, para visitar a sua fazenda. Já tive outras experiências similares, pois meus pais e avós sempre gostavam de ajudar as pessoas e também praticavam a gratidão. Meu saudoso pai falava que a gratidão era a “mãe de todas as virtudes”.

Até hoje agradeço a Deus, todos os dias, pela manhã, assim que me levanto, por tudo o que ele tem me dado e permitido. 

E VOCÊ, PRATICA A GRATIDÃO? É GRATO POR TUDO?

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

1 Tessalonicenses 5:18

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Músicas e frigoríficos

🔊 Clique e ouça a notícia “É carne crua/ Sangrando/ Transbordando/ Solidão”. O trecho é da potente canção “Carne Crua”, do álbum homônimo da banda carioca Barão Vermelho, lançado em

Sabe-se lá…

🔊 Clique e ouça a notícia Instituição cultural globalizada é coisa de país desenvolvido. É comum encontrar nas principais cidades do mundo, e também no Brasil, a Aliança Francesa, a

Sim, “faz mal para a saúde”

🔊 Clique e ouça a notícia Futebolista de boa qualidade e integrante de uma turma que tinha Reinaldo, Cerezo, João Leite, Paulo Izidoro, Alves, Getúlio, Campos, Luizinho e outros tantos