Sabedoria é uma palavra que ouço desde tenra idade, mas noto, hoje em dia, que muitas pessoas desconhecem o seu significado, confundindo-o com inteligência.
Sabedoria é a qualidade de ser sábio, acúmulo de conhecimento de diversos assuntos, erudição, sapiência, conhecimento adquirido ou natural das verdades ou que se julga verdadeiro. É como se fosse automático, sem precisar de inteligência, que está relacionada à capacidade de pensar e raciocinar.
Os sábios não necessitam pensar para atingirem seus objetivos, pois a sabedoria é baseada numa compreensão profunda, e uma aplicação sensata do conhecimento, na tomada de decisões mais corretas e equilibradas, visando uma vida com melhor qualidade. Inteligência e sabedoria são formas de conhecimento. Enquanto a primeira foca em como realizar as tarefas, a segunda foca nas ponderações sobre as consequências das ações, para si e para os outros.
Tanto a sabedoria quanto a inteligência podem aumentar com a nossa idade.
Hoje, penso que a sabedoria é importante para uma boa vida junto aos nossos relacionamentos no dia a dia. A sabedoria em falar e ouvir para mim são essenciais, pois as palavras que saem de nossa boca são como flechas lançadas ou mesmo tiros disparados de uma arma, pois não retrocedem. O saber ouvir é “ouro“, até no mundo de hoje, em que ninguém quer ouvir ninguém!
Meu saudoso pai dizia que em tudo nessa vida tem de ter sabedoria, e que o verdadeiro sábio não vive somente para si, mas para os outros, passando o que aprendeu ao longo da vida.
Certa vez, quando eu era bem menino, brincava na porta de casa com meus amigos, e estava um ”sol de rachar “, quando meu pai exclamou lá de dentro: aproveitem, pois daqui a pouco virá muita chuva! Ficamos sem entender e começamos a rir. Parecia impossível cair aquele “toró“ que meu pai profetizou. Gente! Em menos de 20 minutos, o céu fechou, sem que pudéssemos perceber, e caiu um “pé d’água“! Corremos todos para a varanda de casa.
À noite, depois do jantar, perguntei ao meu pai, como ele sabia que ia chover. Ele me respondeu que observava nuvens vindo de um morro, o maior da cidade e que, ao longo dos tempos, aprendeu que, quando apareciam nuvens cinzentas ali, a chuva era certa. Dito e feito! Caiu muita chuva, mesmo! Ele não era nenhum perito em meteorologia, nem em clima, mas tinha a sabedoria adquirida pelos anos de vida em nossa cidade.
Procuro ser sábio, mas a sabedoria que quero, além daquela para auxiliar o próximo, é a de saber falar e ouvir Deus!!
“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.” Provérbios 19:20 “Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento, que vem do bom senso”. Provérbios 8:11-12
(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.