Rastro de lama

Aos poucos, moradores de bairros ribeirinhos vão retornando para suas casas, em Governador Valadares. Com a diminuição do nível do rio Doce, o cenário, que era de inundação, agora é trocado pelo rastro de lama e lixo espalhados pelas ruas. Apesar do cenário de tristeza, os moradores vêm se unindo em busca de um recomeço, diante das perdas materiais.

Para ajudar na melhoria da situação, a Prefeitura de Governador Valadares deu início, nesta quarta-feira (29), a uma força-tarefa, para a limpeza dos bairros ribeirinhos mais afetados pela enchente, e a cheia do rio Doce. Os trabalhos estão sendo realizados por etapas, iniciando pela remoção da lama, entulhos e sucatas, que serão seguidas pela lavagem das vias.

Nível do rio aos poucos vai diminuindo

O nível máximo do rio Doce, registrado pela régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), foi 3,93 metros, atingido às 19h da última segunda-feira (27). No início da tarde desta quarta-feira (29), o nível era de 2,53 metros. Agora, com a água mais baixa, o que vemos são ruas cobertas de lama. No bairro São Pedro, por exemplo, as ruas Ibituruna e Raul Soares, foram castigadas pela enchente. Quem mora na avenida Rio Doce e na Israel Pinheiro, também, teve suas casas invadidas pela lama. “Deus vai nos ajudar. Hoje, eu tinha um compromisso no Centro e não fui, não tinha como ir para ajudar a limpar a casa”, contou o morador Rogério Fagundes.

Prefeitura orienta moradores

Paralelo à limpeza, os moradores estão recebendo orientações e serviços diversos. A Secretaria Municipal de Assistência Social, por exemplo, está ouvindo e orientando a população, para fazer um encaminhamento adequado, de acordo com a necessidade de cada um. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (Sema), também, está contribuindo com a limpeza urbana, doação de alimentos, agricultura familiar e fiscalização quanto ao resíduo da lama e danos pós-enchente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM