Quarto caso suspeito de varíola dos macacos em Manhuaçu tem resultado negativo

A Secretaria de Saúde de Manhuaçu informou que o quarto caso suspeito de varíola dos macacos na cidade teve resultado negativo. O caso foi notificado na segunda-feira (26/09). Dessa forma, até o momento foram quatros casos suspeitos descartados, após resultados negativos dos exames.

Contudo, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil está entre os seis países com o maior número de casos confirmados da varíola dos macacos. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Sobre a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral causada pelo vírus Monkeypox. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal, humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

Em Minas Gerais, o primeiro caso suspeito foi notificado em 11 de junho de 2022 e o primeiro caso confirmado, no dia 29 do mesmo mês, em Belo Horizonte.

A transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infectantes, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM