A alimentação é um dos fatores cruciais para a saúde e bem-estar dos pets. A escolha da dieta ideal e balanceada contribui para a saúde e longevidade do animal. Por isso, escolher a melhor ração não é uma tarefa simples. Fatores como espécie, idade, porte, raça, necessidades especiais e preferências do pet têm que ser levados em conta.
Os cachorros e gatos têm necessidades diferentes, de acordo com a sua fase de vida. Os filhotes precisam de uma ração específica para o seu crescimento e desenvolvimento, já os adultos precisam de uma ração balanceada para manter a sua saúde e energia, e os idosos precisam de uma ração com menos calorias e mais fibras, para evitar o sobrepeso e facilitar a digestão.
O tamanho do grão também influencia na nutrição. Os animais pequenos precisam de grãos menores, que se adaptem à sua mandíbula, assim como os médios e grandes necessitam de grãos que facilitem à sua mastigação.
O gato e o cachorro têm necessidades nutricionais diferentes, e as rações são formuladas de acordo com cada espécie. Dessa forma, não é recomendado que os cães comam ração de gatos e vice-versa. Os problemas que podem ocorrer são ao longo do tempo, como obesidade, doenças renais, pancreáticas e hepáticas.
No mercado, existem diversas opções de rações, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. Uma ração de qualidade precisa ser saborosa e conter ingredientes de qualidade. É importante observar a relação de palatabilidade e digestibilidade. Isso quer dizer que o alimento precisa ser saboroso e atraente, estimulando o cachorro e o gato a comerem melhor, além de garantir uma maior absorção dos nutrientes pelo organismo.
Antes de comprar o alimento é preciso ler a embalagem e checar as informações nutricionais. A proteína é um dos nutrientes mais importantes e pode ser de duas origens, animal e vegetal. Cães e gatos precisam de proteína de origem animal, sendo importante saber qual a fonte da proteína que contém a ração (bovina, peixe, frango, milho, soja). Priorize aquelas que trabalham com proteína animal de alta qualidade.
Depois, verifique a combinações de vitaminas e minerais, elementos que enriquecem nutricionalmente, e a diversidade de ingredientes, como grãos, cereais, vegetais e frutas, importante para complementar a nutrição e fornecer uma alimentação mais saudável.
É importante levar em conta as preferências do seu pet na hora de escolher a melhor ração. Pode ser necessário testar algumas marcas e sabores, até encontrar a que mais agrada.
Escolher a melhor ração para o seu pet é uma decisão importante, por isso não se baseie apenas no preço ou na propaganda. Consulte um médico-veterinário para tirar as suas dúvidas e fazer a melhor escolha para o seu amigo de quatro patas, pois somente com a análise do profissional sobre as particularidades e necessidades do seu pet é que podemos chegar à opção ideal.
(*) Priscila Tucunduva é professora do curso de Medicina Veterinária da Unileste, mestra em Ciências Veterinárias, clínica e cirurgiã de cães e gatos. Instagram: @ptucunduva
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.







