[the_ad id="288653"]

Professora valadarense lança livro bilíngue sobre cultura brasileira

FOTO: Arquivo pessoal

Autora doará 700 exemplares do livro bilíngue para escolas e projetos sociais do Brasil e exterior

GOVERNADOR VALADARES – Das salas de aula aos estúdios musicais, ela parece se divertir enquanto ensina. Seja contando ou cantando as histórias, a professora Daniele Pinho é um pilar que reúne diversas habilidades artísticas e educacionais. Não é à toa que, dessa mente brilhante e inquieta, surgiu o projeto social independente ‘Contarolar’. O projeto, por meio de uma biblioteca itinerante, leva cultura em forma de aprendizado a crianças de todo o Brasil ou até mesmo fora dele.

“A cultura e o incentivo à leitura, por si só, já abrem uma porta de entendimento a pessoas que têm acesso. Da leitura não somente crítica, mas racional e lúcida. E o Contarolar tem essa pluralidade de coisas. É a dinâmica, as conexões com outros países e, acima de tudo, a simplicidade de ter a inspiração de todo o seu trabalho em fatos cotidianos, coisas que acontecem no dia a dia, trazidos de uma maneira muito lúdica e poética”, descreve a psicopedagoga.

Balaio de Sabores

Aliás, Dani Pinho não se cansa de romper fronteiras. Para a psicopedagoga, educação e solidariedade sempre podem chegar um pouquinho mais longe. Ou bem mais longe do que se imagina. E, assim, conectar crianças do mundo inteiro ao universo mágico do conhecimento. Por isso, agora é a vez dos pequenos leitores degustarem, a cada página, uma porção de cultura brasileira. Pois vem aí mais um trabalho autoral de Dani Pinho, o livro bilíngue Balaio de Sabores.

“[O nome] Balaio é porque a região da minha mãe, que é a Serra do Espinhaço, tem essa tradição do artesanal, do balaio. E a confecção do balaio, todo esse processo, é muito simbólico, cultural e profundo para minha família. Em 2018, eu estava fazendo compras com minha mãe, e ela falou: ‘Essa fruta está um pouco ferida. Quando está ferida, ela muda o sabor’. Quando ela falou isso, me puxou toda uma memória. Então a amizade, os relacionamentos são da mesma forma”, explica a professora.

Nesse sentido, Dani Pinho pretende despertar nos leitores a sensibilidade de olhar para o Brasil pelos detalhes que enaltecem a identidade do país. Segundo a artista e educadora, o livro bilíngue aborda a diversidade cultural, a mistura entre povos e a riqueza do solo brasileiro para a produção de alimentos. Com base nisso, a obra traz reflexões para o bom convívio em sociedade.

“Há países que são exportadores só de um tipo de alimento. Então o Brasil tem essa riqueza. Do solo fértil [de alimentos], assim como o solo fértil de pessoas. A gente tem pessoas que podem ser como uma maçã, que a casca é fina, mas por dentro é dura. Ou o coco, que quanto mais dura a casca, mais sensível é o que está dentro. Então é essa a relação. O livro fala mais sobre isso. Mas eu utilizo as frutas para poder expressar de uma maneira lúdica”, esclarece.

Acesso gratuito

Mas o que torna este lançamento ainda mais especial é saber que pelo menos 700 alunos da rede pública de educação terão acesso gratuito ao livro bilíngue. De acordo com a psicopedagoga, ela fará a doação de centenas de exemplares para instituições de ensino, além de projetos sociais.

Em Valadares, receberão os livros o Projeto Social Luz no Palco, do bairro Carapina; a Casa Lar, também conhecida como Cidade dos Meninos; a Escola Estadual São Tarcísio, na zona rural do município; Escola Estadual Vila Isa; e a Escola Municipal Ivo de Tassis, no bairro Turmalina.

Além disso, a autora doará exemplares para as escolas Wilquer Breno de Oliveira e José Ricardo Neiva, no município de Conselheiro Pena; para a Biblioteca Comunitária Casa Amarela, de uma comunidade do Rio de Janeiro; e para a escola Ogawanela, de Moçambique, na África.

Lançamento

O lançamento do livro bilíngue Balaio de Sabores acontecerá nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, na ‘Cozinha Show’ de um supermercado do bairro São Pedro. A loja fica na rua Israel Pinheiro, nº 963.

Para mais informações sobre esta e outras obras da autora, entre em contato com o projeto, no perfil do instagram @contarolar.

Trajetória

Dani Pinho é psicopedagoga com especialização em Artes Visuais; escritora, compositora e artista, ela possui formação em Letras/Inglês. Atualmente, é professora da rede pública de ensino, especialmente em escolas da zona rural.

Há anos, a valadarense se dedica a projetos educacionais e, assim, alcançou títulos e premiações em nível estadual e nacional. A professora conquistou, em 2015, o Prêmio Professores do Brasil no Ciclo Alfabetização, junto com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). 

Idealizadora do projeto Contarolar, já compôs e gravou diversas cantigas, como a canção em homenagem a Valadares ‘Princesa do Vale’. O projeto, em anos de história, também promoveu a doação de cerca de dois mil exemplares dos demais livros escritos pela autora. Segundo Dani Pinho, a biblioteca itinerante do projeto já circulou por mais de dez mil quilômetros, percorrendo o Sudeste do Brasil, áreas remotas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além de comunidades quilombolas.

Prêmio Janela Aberta

Em 2020, inclusive, o projeto Contarolar ganhou o Prêmio Janela Aberta, pela regravação da cantiga ‘Peixe Vivo’, cantada pela professora com participação de uma intérprete de Uganda – África. 

Por meio da plataforma virtual Community Virtual School, os livros escritos por Dani Pinho estão presentes em países como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Guiné Bissal, Moçambique e Uganda.

Neste ano, a professora recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Governador Valadares por representar o município nacional e internacionalmente com ações educativas e solidárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM