Prefeitura faz alerta e traz recomendações para o Dia do Ciclista

O Dia Internacional do Ciclista é comemorado em 15 de abril; para este dia, a Prefeitura traz informações sobre o ciclismo enquanto prática esportiva e faz recomendações sobre o comportamento dos ciclistas no trânsito

Há quem faça do ciclismo um hobby, esporte ou estilo de vida. Outros utilizam as bicicletas como meio de locomoção. Seja para o lazer, esporte ou necessidade, o uso das bicicletas se tornou uma alternativa ambientalmente sustentável e viável, considerando a grande emissão de poluentes pelos veículos automotores, o que tem gerado impactos negativos, como o efeito estufa.

Não é por menos que no dia 15 de abril comemora-se o Dia Internacional do Ciclista, uma data que veio para nos lembrar dos benefícios de andar de bicicleta. Dentre eles está a melhoria no condicionamento físico e na capacidade cardiorrespiratória, além da prevenção de problemas decorrentes do sedentarismo. A modalidade também está dentre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, dentre outras.

O valadarense André Bretas, de 33 anos, pratica o ciclismo esportivo desde os 10 anos. O ciclismo também faz parte da rotina da família, como recreação. Não é por menos que a filha Maria Clara, de apenas 5 anos, também já aderiu à prática. “Fui apresentado ao esporte pelos amigos e tenho repassado isso a minha família. Minha filha, Maria Clara, por exemplo, já dá suas pedaladas sem rodinhas pela cidade, tomando consciência do trânsito. Como, nesse caso, se trata de um lazer em família, preferimos realizar esses passeios nos fins de semana, devido ao pouco movimento, porque assim podemos escoltá-la e zelar pela segurança de todos, além de minimizar qualquer possibilidade de acidente que possa colocar a saúde da Maria Clara em risco”, ressalta.

Mas quem pensa que basta pegar a sua bicicleta e sair andando por aí está enganado. André, enquanto esportista, explica a conduta que um ciclista deve ter no trânsito. “Independentemente do nível técnico, habilidade ou quantos anos tem de prática, a recomendação é que, desde as crianças até os ciclistas mais experientes, faça-se o uso de equipamentos de segurança e de sinalização. O capacete é o primeiro item básico a que se deve atentar, além da sinalização da bicicleta, para garantir visibilidade para os demais veículos. É importante também que, ao fazer alguma manobra no trânsito, o ciclista gesticule com os braços e tenha a certeza de que os veículos estejam o enxergando, para que ele possa mudar de direção com segurança”, disse.

Comportamento do ciclista e acidentes de trânsito

Governador Valadares possui atualmente 32 km de ciclovia, sendo um dos meios de transporte mais utilizados na cidade. Em razão disso, é comum ver acidentes no trânsito envolvendo bicicletas. Para se ter uma ideia, só em 2020 foram registradas 1598 ocorrências com vítimas em Valadares (1182 dessas foram registradas pelo SAMU). Desse total, 106 ocorrências envolviam bicicletas. Já o 6º Batalhão de Bombeiros Militar registrou nesse mesmo ano 416 ocorrências, sendo 46 envolvendo bicicletas, totalizando, no ano de 2020, 152 ocorrências no município envolvendo bicicletas.

Diante desse contexto, o agente de trânsito Messias Ferreira Rocha ressalta a importância da conscientização dos ciclistas para evitar mais acidentes. “O Município realiza o trabalho de Educação para o Trânsito nas escolas, de forma que os estudantes se tornem multiplicadores dessa missão de conscientizar os diversos atores do trânsito. No caso dos ciclistas, dentre os comportamentos esperados e previstos no Código Brasileiro de Trânsito estão: transitar no sentido da via, não podendo transitar na contramão da direção; não transitar montado nas calçadas e passeios; obedecer ao semáforo, parando na luz vermelha e seguindo na direção dos veículos; transitar ao bordo da pista (perto do meio-fio) do lado direito da via, sempre em fila indiana e sem fazer malabarismos. Aqui em Valadares estamos diante da maior malha viária de Minas Gerais, apesar da migração dos ciclistas para motociclistas. Seguir as regras e redobrar a atenção no trânsito são medidas fundamentais para diminuir as ocorrências e garantir um trânsito mais seguro para todos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM