A expectativa é que até o fim do ano mil máquinas sejam entregues
Dar acesso à tecnologia para os estudantes da rede municipal, ensiná-los a lidar com a ferramenta e permitir que os alunos tenham melhores condições de estudo. É para proporcionar esses e outros recursos que a prefeitura junto à Secretaria de Educação está trabalhando.
Desta vez (25), duas escolas foram beneficiadas com computadores novos: a Ivo de Tassis, no bairro Turmalina, e a sede da Professora Laura Fabri, no Jardim Ipê. A sala de informática já era uma realidade na Ivo de Tassis, mas por sido destaque na avaliação nacional do Khan Academy, a escola foi escolhida para receber mais 20 novas máquinas. “Se a gente quer transformar uma sociedade, precisamos priorizar a educação. Até o fim de 2021 vamos entregar mil computadores para a rede municipal”, disse o prefeito André Merlo (PSDB) durante a visita na escola do Turmalina.
Já para a sede da Laura Fabri, as aulas de informática serão uma grande novidade! Uma sala está sendo montada com 15 computadores. A diretora Geovânia Neves destaca que a realização do espaço é um desejo antigo. “A nossa comunidade é carente, muitas famílias não têm acesso à computador e internet. Então, é na escola, no momento da aula, que os alunos vão poder vivenciar as mídias digitais. São aprendizados que eles irão adquirir não só para os estudos, mas para a vida”, comemora a diretora.
O secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, explica que o objetivo é reformar e equipar todas as escolas municipais de Valadares para que seja implantado o projeto “Educação 4K”, em parceria com a Positivo. “O aluno inicia no 6° ano e quando concluir o 9° ano, na rede municipal, ele já será perito de programação: entendendo a linguagem dos computadores e do empreendedorismo também. Nós queremos oportunizar a educação, dando acesso a todos”, pontua Prata.
Com tanto esforço da prefeitura para oferecer um ensino de qualidade para os estudantes, quem se alegra muito são os pais. Aulquéria Alves é mãe de dois alunos da escola Professora Laura Fabri e conhece de perto o cuidado do município com a educação. “Minha filha mais velha, de 22 anos, também estudou aqui, então eu posso falar por experiência: com esta gestão as mudanças vieram, a estrutura ficou melhor e a educação também, afirma a mãe”.