Prefeitura divulga resultado do primeiro LIRAa do ano

O trabalho que a Prefeitura desenvolve para combater o mosquito Aedes aegypti e mobilizar a comunidade é contínuo. E mesmo com todas essas ações, mais uma vez a existência de reservatórios que podem se transformar em criadouros do mosquito, associada ao clima quente de Valadares, contribuíram para aumento do índice de infestação na cidade. O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) aponta que 8% dos imóveis têm a presença do mosquito. Em 2019, neste mesmo período, o índice foi de 7,8%.

O resultado do LIRAa foi divulgado nessa segunda-feira (10). Durante uma semana, os agentes de combate a endemias, supervisores de campo e profissionais da equipe multiprofissional da Vigilância em Saúde vistoriaram imóveis, dos 93 bairros da cidade, e puderam, mais uma vez, diagnosticar, que o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya, está dentro das casas – em ralos destampados (23%), pratos de plantas (23,4%) e armazenamento de água inadequado (31,6%).

Os bairros Jardim do Trevo, Santa Paula, Planalto, Turmalina, Posto Planalto, Retiro dos Lagos, Sertão do Rio Doce e Borges apresentaram o maior índice de infestação, 12%. Já os bairros Jardim Alice, JK, São Paulo, São Tarcísio e Santa Terezinha atingiram o menor índice, com 2,9%.

Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Saúde articula novas ações, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, para o firme enfrentamento ao mosquito. Trabalhos de limpeza de lotes, canais e de educação/orientação da população, para, juntos, otimizar os serviços e eliminar de vez a presença do Aedes aegypti, estão entre as ações específicas e estratégicas.

ARBOVIROSES

De acordo com dados da Gerência de Epidemiologia do Departamento de Vigilância em Saúde, já foram notificados neste ano, no Município, 139 casos prováveis de arboviroses. Por isso, a participação popular é fundamental para prevenir e combater o Aedes. É um cuidado individual que pode beneficiar a todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM