Prefeito assina Termo de Declaração que cede terreno aos Bombeiros

O imóvel fica próximo ao Parque Olímpico e será utilizado para a construção da nova unidade operacional

O prefeito André Merlo (PSDB) assinou nesta quinta-feira (02/01) um Termo de Declaração de Intenções que destina uma área institucional do Município ao Corpo de Bombeiros. O imóvel está localizado nas proximidades do Parque Olímpico e será utilizado pelos militares para a construção de uma nova unidade, abrigando também um centro de treinamento.

Uma cidade do porte de Governador Valadares, com população estimada em cerca de 280 mil habitantes e que é polo de dezenas de outros municípios da região, necessita de um espaço adequado para o Corpo de Bombeiros e que esteja em local estratégico. “O Corpo de Bombeiros realiza um trabalho fundamental tanto no atendimento de urgência como no combate e prevenção a incêndio e outras ações preventivas. A doação desta área institucional é importantíssima porque a corporação vai poder construir um espaço mais adequado aos militares e ampliar os projetos que envolvem a comunidade”, disse o prefeito.

Segundo o comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros Militar, Coronel Alexandre Humia Casarim, o espaço irá servir também como centro de treinamento regional, atendendo a vários municípios da região e colocar Valadares como referência no cenário estadual. “O espaço será aproveitado não apenas pelas unidades mas Valadares terá um Centro de Treinamento Regional referência para os militares de cidades como Almenara, São João Evangelista, Teófilo Otoni, Ipatinga, Resplendor, Manhuaçu, Caratinga e outras da região. O que é feito em Belo Horizonte, poderá ser feito aqui. Tendo a área, que a Prefeitura está cedendo agora, temos condições de solicitar ao Estado de Minas Gerais os recursos para a construção”, disse o coronel.

Corpo de Bombeiros e Educação
O Corpo de Bombeiros vai desenvolver um trabalho educacional com os estudantes da Escola Municipal Octávio Soares, do Parque Olímpico. O projeto será o primeiro a ser desenvolvido no Estado e vai ofertar aos alunos aulas de natação, bombeiro mirim, além de aproximar os militares do ambiente escolar.

Segundo a chefe-administrativa do 5º Comando Operacional dos Bombeiros, Major Janine Faria, é um projeto em que o Corpo de Bombeiros vai estar na escola todos os dias na parte da tarde, oferecendo aos alunos esse aprendizado. “É um projeto piloto, não há nada igual no Estado. A gente entende que a nossa presença na escola, em parceria com os pedagogos, será capaz de gerar transformação nessas crianças”, disse a oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM