Potencial turístico de Governador Valadares é tema de encontro com ministro do Turismo

A Capital Mundial do Voo Livre está em busca do seu lugar ao sol como referência no turismo em Minas Gerais e também no Brasil. O potencial turístico foi o foco do encontro entre o ministro do Turismo, Carlos Brito, representantes do poder público do município e empresários do setor de turismo da cidade, nesta terça-feira (26), na Ibituruna, em Governador Valadares.

A ideia do encontro foi apresentar ao Governo Federal a capacidade que a cidade tem para explorar o ecoturismo e o turismo de aventura, e também expor a necessidade de investimento em infraestrutura para o desenvolvimento do setor em Valadares. 

“O objetivo maior é mostrar que nós temos o potencial do turismo, e precisamos de uma infraestrutura organizada para receber cada vez mais turistas. […] A estrutura da Ibituruna precisa dar uma melhorada para que a gente possa ter uma melhor receptividade para o turista que chega a Valadares”, disse Stefano Couri, organizador do evento e presidente da Convention & Visitors Bureau em Governador Valadares.

Stefano Couri, organizador do evento e presidente da Convention & Visitors Bureau em Governador Valadares – Crédito: DRD/TV Leste

Valadares e o potencial turístico

Para o prefeito de Governador Valadares, André Merlo (PSDB), o encontro é mais um passo para a cidade se fortalecer como polo de turismo, e apresentar tanto para os turistas como para a própria população o potencial do município nesse segmento. 

“A gente está estudando hoje para Valadares outros tipos de turismo, como as nossas cachoeiras. A gente quer explorar todo esse turismo. […] Às vezes as pessoas que moram em Valadares não acreditam, mas nós temos um potencial turístico muito grande, e isso que vamos conversar e vamos demandar essa ajuda do Governo Federal, que é muito importante para Governador Valadares”, disse o prefeito.

Da esquerda para a direita, Kevin Figueiredo (secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo), Stefano Couri (Visitors Bureau em Governador Valadares), Carlos Brito (ministro do Turismo), André Merlo (prefeito de Governador Valadares) – Crédito: DRD/ TV Leste

Ministro fala dos projetos no setor de turismo para Valadares

Nesta primeira visita a Governador Valadares como ministro do Turismo, Carlos Brito ressaltou as qualidades da cidade para o turismo e destacou a importância da articulação dos trabalhos entre os governos federal, estadual, municipal e a iniciativa privada para o desenvolvimento do setor na região.    

“O objetivo da nossa visita aqui é continuar trabalhando cada vez mais próximo do trade turístico e do municípios para que a gente possa fortalecer cada vez mais o turismo na região. Os projetos [de obras de infraestrutura do turismo em Valadares] estamos aqui analisando junto com o prefeito. Temos também aqui a prorrogação do Centro de Convenções de Governador Valadares, na Açucareira. Temos vários projetos aqui, são várias demandas, sobre as quais teremos reuniões com o trade turístico aqui e iremos receber os pleitos que tem. O objetivo nosso é continuar trabalhando para fortalecer o turismo no nosso país, e fortalecendo Minas Gerais; é trabalhar cada vez mais para que a gente tenha um Brasil da forma que um turista estrangeiro enxergue um país forte pós-pandemia, onde o ecoturismo e o turismo de natureza se destaca em todo o mundo”, explanou o ministro.

Ministro do Turismo, Carlos Brito – Crédito: DRD/ TV Leste

Ibituruna em foco

O vereador Maurício Dutra (MDB), da Câmara Municipal de Governador Valadares, acredita que o encontro com o ministro do Turismo é uma oportunidade de aproximar as demandas da cidade com o Governo Federal. 

“A gente fica muito lisonjeado com a presença dele aqui, mostrar o potencial que a Ibituruna tem e solicitar verbas e emendas parlamentares, e até mesmo do Ministério do Turismo, para a viabilização, principalmente, da estrada da Embratel, que é a estrada mais tranquila e que pode dar o acesso melhor a empreendimentos aqui na Ibituruna”, disse o vereador.

Vereador Maurício Dutra, da Câmara Municipal de Governador Valadares – Crédito: DRD/ TV Leste

Há 15 anos atuando no setor de turismo em Valadares, Viviane do Vale acredita que a Ibituruna é um local ideal para atrair turistas à cidade, mas ainda é necessário investir em infraestrutura.  

“Nós precisamos muito dessa infraestrutura para que a gente possa atrair muito mais turistas. Somos hoje a Capital Mundial do Voo Livre, e atraímos vários tipos de turismo. Valadares hoje tem um leque muito grande e muito forte no turismo. Precisamos agora dessa infraestrutura para desenvolver e decolar de verdade Valadares como um destino turístico. Quanto mais empreendimentos tivermos, quanto mais diversidade de empreendimento tivermos, mais nós vamos atrair público, e quem sabe a gente consiga decolar com a nossa rota da Ibituruna, para que o turista tenha coisas para fazer, e volte sempre ao nosso destino”, comentou Viviane do Vale.

Viviane do Vale é proprietária de uma pousada na Ibituruna, em Valadares – Crédito: DRD/ TV Leste

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM