Atualmente, a relação entre as pessoas e os animais de estimação tem se tornado cada vez mais afetuosa, onde os pets são considerados membros da família. Essa proximidade tem impactos positivos na vida dos seres humanos e traz o dever da responsabilidade pela dignidade e bem-estar desses animais.
Para adquirir um animal, não basta gostar de pets. É necessário planejamento e pensar na posse responsável, com o objetivo de garantir uma vida de qualidade. A posse responsável é esse compromisso de cuidar do pet por toda a vida, garantindo bem-estar físico, emocional e social, não se resumindo a oferecer água e ração.
Antes de tomar a decisão de adotar um pet, é preciso lembrar que a transformação ocorrerá na vida das pessoas envolvidas e também do cachorro ou gato adotado. O ambiente deve ser preparado adequadamente, garantindo espaço físico suficiente e saudável. Importante a preparação emocional para conseguir lidar com as necessidades e demandas específicas do animal. Muitos pets, no período de adaptação ao novo lar, podem chorar ou apresentar comportamento destrutivo. O planejamento financeiro é outro ponto crucial, que inclui despesas com alimentação de boa qualidade, medicamentos, vacinas
e tratamento de saúde. Cães e gatos podem viver mais de 15 anos, precisando de atenção, carinho e cuidados durante muitos anos.
A posse responsável de animais é um compromisso legal e ético respaldado pela legislação da Constituição Federal, que assegura a proteção da fauna, e pela Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que criminaliza maus-tratos e abandono. Além disso, há a Lei nº 14.064/2020, que endurece as penas para esses crimes contra cães e gatos, e muitas leis municipais que estabelecem diretrizes para a posse responsável.
Os animais não são objetos nem brinquedos, eles sentem, criam vínculos e dependem dos tutores para ter uma rotina saudável e feliz. Escolha o pet compatível com seu estilo de vida, conhecendo suas características, preferências, idade, porte e personalidade.
(*) Professora do curso de Medicina Veterinária da Unileste, mestra em Ciências Veterinárias, clínica e cirurgiã de cães e gatos.
Instagram: @ptucunduva
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.






