[the_ad id="288653"]

Poeta lança na próxima quinta o livro ‘Invenção das Coisas’

FOTO: Guilardo Veloso

Como o próprio nome sugere, “Invenção das Coisas” reúne poemas que apontam para várias direções

O compositor, escritor e poeta Cláudio Bento lança, na próxima quinta-feira (6), às 19h, no bar Los Hermanos, na rua Dom Pedro II, 577, Centro, o livro de poesias “Invenção das Coisas”. De acordo com Cláudio, os poemas de seu 23º livro foram escritos durante a pandemia. Além disso, “Invenção das Coisas” expõe sua maturidade como escritor.

“Eu comecei a publicar livros no início dos anos 80, de maneira artesanal, mimeografados, e acabei fazendo da prática minha profissão. Hoje, lançar meu 23º livro simboliza um sério compromisso com a poesia. Tem muita gente que brinca de ser poeta. Mas a poesia não permite falta de compromisso, de estudo, de dedicação”.

Poemas

Como o próprio nome sugere, o “Invenção das Coisas” reúne poemas que apontam para várias direções. Ou seja é uma percepção do cotidiano, do olhar do poeta sobre as coisas do mundo, explica.

“Este é um livro sobre aquilo que está ao nosso redor, é uma leitura lírica, um mergulho profundo nos sentidos onde o leitor poderá ler poemas confessionais e outras formas de perceber o mundo. O livro tem 84 páginas, com poemas contemporâneos que fazem com que o leitor transite por uma diversificação de temas, buscando não uma unidade, mas variadas formas de escrita poética”.

Cláudio Bento, natural de Jequitinhonha, é membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) e da Academia Petropolitana de Letras, de Petrópolis (RJ). Ele começou a carreira de escritor nos anos 80, de forma inusitada. Seus primeiros livros eram rodados em mimeógrafos e montados de forma artesanal. São 42 anos de carreira e 23 livros.

Ainda criança, no Grupo Escolar Nuno Melo, Cláudio descobriu o gosto pela poesia por meio das brochuras que as professoras distribuíam para os alunos. O material trazia poemas de Castro Alves, Viriato Correia, Olavo Bilac, Gonçalves Dias e Cecília Meireles.

Entre as obras do autor, ele destaca o “Inventário da Infância”, “Cheiro de Jenipapo”, “Vinho e Vertigem” e “Jequitinhonha”.  

Cláudio Bento também compõe e possui parcerias com vários músicos, entre eles, Gonzaga Medeiros, Paulinho Pedra Azul, Rubens Espíndola, Caio Duarte, Marcela Veiga, Ivone Cerqueira, Jônatas Reis, Enie Sousa, Lima Júnior e Papalo Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM