Pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades já estão sendo imunizadas em Valadares

Quem passou próximo à Policlínica Central, em Governador Valadares, antes das 8h da manhã de hoje (20), pôde observar uma fila se formando no local. Eram pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades se preparando para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Estão sendo aplicadas nesse grupo doses de Astrazeneca.

A vacinação para pessoas com comorbidades começou a ser aplicada cidade no dia 8 de maio, tendo como público-alvo pessoas de 57 a 59 anos. Desde que começou, toda semana a vacinação tem avançado para idades menores, até chegar aos de 18 anos com comorbidades.

Sandra Helena de Souza, 40 anos, chegou cedo para garantir seu lugar na fila. Esperançosa e muito feliz, ela contou que tinha muito medo de contrair a doença por causa da comorbidade.

 “Não via a hora de tomar a vacina. Tenho diabete e pressão alta, então, para mim era muito importante que essa hora chegasse. Tive pré-eclâmpsia na minha gestação de gêmeos e, desde então, são 21 anos sofrendo com comorbidades. Hoje é um dia que vai ficar marcado na história; estou muito feliz.”

Sandra Helena 
“Hoje é um dia que vai ficar marcado na história; estou muito feliz”, comemora Sandra

Edna Vieira, 46 anos, que já passou por uma cirurgia bariátrica e também tem pressão alta, vivia com medo de pegar a doença por causa das comorbidades e por cuidar do pai dela, que é idoso.

“Eu ficava imaginando que se adoecesse eu poderia passar a doença para o meu pai, ou até mesmo ficar internada. E quem cuidaria dele? Foi mais de um ano vivendo com a ansiedade. E hoje tomar essa vacina é uma vitória. As pessoas podem vir tomar sem medo, não dói nada.”

Edna Vieira
“Podem vir tomar sem medo, não dói nada”, ressalta Edna

Vale ressaltar que os jovens portadores de síndrome de Down com 18 anos ou mais já podem procurar a Policlínica ou uma unidade de saúde que esteja imunizando para tomar a primeira dose da vacina. As pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca devem esperar três meses para tomar a segunda dose. Todas essas informações ficam registradas no cartão de vacina.

CoronaVac

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Setor de Imunização, informou na tarde de ontem (19) que todas as segundas doses de CoronaVac destinadas à zona urbana de Valadares foram aplicadas nessa quarta-feira (19). A vacinação nesta quinta-feira (20) acontece para acamados e moradores dos distritos de Baguari, Itapinoã, Paca, Pontal, Xonin de Baixo e Goiabal, cadastrados nessas unidades e com idade de 65 anos ou mais.

Documentos

Fique atento! Além de levar a identidade, cartão do SUS, cartão de vacinação (se tiver) e o atestado ou recomendação médica que comprove a comorbidade, é necessário levar o original e a cópia do laudo, pois ficará retido para registro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM