E o mundo estremeceu. Balançou. Ficou de cócoras. Rendeu-se. Nada somos, nada valemos. Mas somos orgulhosos e petulantes. Ignoramos o dono do Universo. Para ELE, “quase ninguém tem tempo”.
Misericordioso que é, proporciona-nos AGORA tempo de sobra. Tempo para pensar, repensar, refletir e meditar. Rever nossa história de vida.
Até aqui, como foi e como tem sido nossa caminhada terrena? Limitamo-nos apenas e tão somente a olhar para nosso umbigo? Alô, Bolivar: escritório no mercado fechado? Pausa para meditação? Implante o método de videoconferência. Ponha seus assessores para trabalhar, inovando.
E quanto a todos nós mortais, em especial os integrantes do mundo esportivo, valendo-nos das facilidades proporcionadas pelas redes sociais, internet e outras mais, lembremo-nos ou inteiremo-nos do que temos de desafios sociais aqui na “terrinha”, e o que podemos fazer de forma individual ou coletiva.
• Albergue Municipal – Localizado no bairro São Cristóvão, na rua Joaquim Ribeiro Nascimento, nº 95, administrado pelo município, tem por finalidade recolher e assistir, temporariamente, pessoas desabrigadas. Tem despesas de manutenção, incluindo vestuário e alimentação. Contato: (33) 3275-6740.
• Casa da Menina – Localizada no bairro São Raimundo, na rua Esmeralda, 2.547, desenvolve trabalho humanitário de receber e custodiar crianças recém-nascidas e outras. Casa dirigida por irmãs religiosas, mantem quadro próprio de funcionários, custeando ainda inúmeras outras despesas de caráter contínuo. Contato: (33) 3271-0198.
• Abrigo Esperança – Localizado no bairro Vila Isa, nas proximidades do Hospital Evangélico, na rua Nízio Peçanha Barcelos, 1.384, desenvolve trabalho de assistir em forma de abrigamento, pessoas portadoras de câncer. Luta com dificuldades na manutenção, cobrindo folha de pagamento de funcionários, alimentação, medicamentos e vestuário. Contato: (33) 3084-1744.
• Dejord – Desafio Jovem Rio Doce – Instituição que assiste e abriga dependentes químicos do sexo masculino. Localiza-se no Anel Rodoviário, na saída do bairro Santa Rita. Mantido por doações, tem pesada folha de pagamento de funcionários, afora alimentação, vestuário e medicamentos. Contato: (33) 3089-1900.
• ADQF – Associação de Acolhimento a Dependentes Químicos e Familiares – Instituição que assiste e abriga dependentes químicos. Situa-se no bairro Santo Antônio, na rua Geraldo Vieira, 292. Também mantida por doações diversas. Custeia folha de pagamento, alimentação, vestuário e medicamentos. Contato: (33) 3278-7011.
• Missão Vida – Localizada em chácara nas proximidades do bairro Capim, desenvolve interessante trabalho que tem como público-alvo dependentes químicos. A exemplo de outras instituições, custeia folha de pagamento, compra de insumos, alimentação, vestuário e medicamentos. Contato: (33) 4141-2501.
• Instituto Nosso Lar – Instituição localizada no bairro Turmalina, na rua Mogno, nº 10, assiste em grande escala crianças e adolescentes. Busca equilíbrio financeiro através de convênios, parcerias e contribuições da sociedade civil. Contato: (33) 3212-3436.
• Casa de Recuperação Dona Zulmira – Tradicional instituição de abrigamento e que funciona no alto do bairro Santo Antônio, na rua São Vicente, nº 200. Grande obra da saudosa Zulmira Pereira, tem o carinho e reconhecimento do valadarense. Seu desafio maior é o custeio da manutenção com folha de pagamento, alimentação, medicamentos e vestuário. Contato: (33) 3221-1441.
• Lar dos Velhinhos – Localizado no centro da cidade, na rua Osvaldo Cruz, nº 88, possui vínculo com os vicentinos e mantem permanente trabalho de abrigamento de pessoas idosas. Instituição também mantida pela sociedade em geral, custeando folha de pagamento, medicamentos, alimentação e vestuário. Contato: (33) 3271-3680.
• Associação Santa Luzia – Localizada no bairro São Pedro, na rua Israel Pinheiro, nº 77, desenvolve trabalho junto a pessoas idosas e vulneráveis em forma de abrigamento. Vem lutando para promover equilíbrio entre receita e despesa, com a participação da sociedade valadarense. Contato: (33) 3225- 1420.
• Lar Fabiano de Cristo – Localizado na rua Fabiano de Cristo, nº 170, nas proximidades do Campo do Mercado, no bairro São Cristóvão, é instituição que busca a promoção social da família, assistindo, mediante constatação, as verdadeiramente carentes. Para tanto, recebe todo tipo de doação. Contato (33) 3275-5512.
Há inúmeras outras instituições assistenciais e filantrópicas situadas na comarca, incluindo creches, que desenvolvem atividades merecedoras de reconhecimento. Não dá para enumerá-las. Porém, pelo espaço geográfico que ocupamos dia a dia, inimaginável ignorá-las. Com preferência ou sem preferência, façamos nossas escolhas, posicionemo-nos, participando de alguma forma, e motivemos outros mais. A hora é agora! “Enquanto há tempo, façamos nossas vidas valerem a pena”.
(*) Ex-atleta
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal