Obras de acesso de Coronel Fabriciano à BR-381 serão mantidas no novo edital de concessão da rodovia

A Prefeitura de Coronel Fabriciano garantiu, junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), a construção de acessos interligando o município à BR-381, no projeto de concessão da rodovia federal. A ANTT é responsável por gerenciar todo o processo de concessão da rodovia federal. A proposta é que o leilão de concessão ocorra até o final deste ano para assinatura do contrato no início do ano que vem.

A construção dos acessos de Fabriciano à BR-381 tem custo estimado em 15 milhões de reais. As quatro ligações de acesso direto à BR-381 serão feitas nos lotes de obras, corrigindo um erro com Fabriciano e Timóteo, que ficaram fora do traçado da duplicação.

“O projeto da Prefeitura de Fabriciano foi acatado na íntegra pela ANTT e será contemplado no segundo edital. O pleito do município já havia sido aprovado em 2020, no primeiro edital, e agora, no segundo. Eu estive presente em todas as reuniões e audiências, para garantir e incluir Fabriciano no traçado da BR-381. Isso traz mais segurança, após tanto esforço político, e reforça a seriedade da nossa gestão, que é pautada em planejamento e projetos bem elaborados, para garantir investimentos importantes em nossa cidade”, afirmou o prefeito, Dr. Marcos Vinícius.

As ligações serão feitas nos lotes de obras, corrigindo um erro com Fabriciano e Timóteo, que ficaram fora do traçado da duplicação. “São investimentos importantes para Fabriciano e também para o Vale do Aço, que não podem e não irão ficar de fora da concessão da BR-381”, completou o secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado.

ACESSO À BR-381

O projeto da Prefeitura de Fabriciano prevê a construção de quatro acessos: na “Ponte Velha”, sobre o rio Piracicaba, próximo ao bairro Todos os Santos; na altura do Hospital Metropolitano da Unimed (Mangueiras); Distrito Industrial I (Belvedere); e o trevo do Distrito Industrial II (entre Timóteo e Fabriciano, onde o município pleiteia a construção do porto seco).

DUPLICAÇÃO DA BR-381

Em audiência pública realizada em agosto, a ANTT informou que estão previstos investimentos de 5,5 bilhões de reais para adequação do traçado e duplicação de alguns trechos nos 304 quilômetros da rodovia.

O projeto concede a BR-381 à iniciativa privada por um período de 30 anos, para exploração da infraestrutura e prestação do serviço de recuperação, operação, manutenção, monitoramento, conservação e implantação de melhorias na rodovia.

Caso o projeto atual seja aprovado, a rodovia vai receber cinco praças de pedágio, que variam de R$ 10,79 a R$ 13,80, além das obras e melhorias que serão detalhadas no novo edital.

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