Obra da adutora interdita trecho das ruas Lincoln Byrro e Treze de Maio por oito dias

Fundação Renova indica que trabalho no trecho interditado será finalizado no dia 5 de agosto. Após isso, obra terá sequência pelas ruas Lincoln Byrro, Dona Zulmira Pereira da Silva, Pascoal de Souza Lima, Curitiba e São Luiz até chegar à ETA Central, no SAAE.

A obra da adutora que possibilitará uma nova captação de água no rio Corrente Grande para Valadares teve continuidade na manhã desta quarta-feira (28), no cruzamento das ruas Treze de Maio e Lincoln Byrro, no bairro São Paulo. Houve interdição nas duas vias e os funcionários da empreiteira já fazem os trabalhos no local. A Prefeitura de Valadares já indicou novas rotas para quem precisa passar pelo local de carro ou moto.

Segundo a Fundação Renova, o trabalho que está sendo realizado desta vez é de escavação, tratamento das interferências existentes no subsolo, assentamento e montagem dos tubos, aterro e compactação das valas e recomposição da pavimentação da via, com previsão de finalização no dia 5 de agosto. Há duas semanas, esse mesmo trecho foi interditado para sondagem da parte subterrânea e elaboração de um plano de ação para a instalação de tubos.

O DRD registrou em alguns vídeos a parte da escavação que já começou e a chegada dos tubos ao local.


No trecho específico em que estão ocorrendo os trabalhos tem muitos estabelecimentos comerciais. Restaurante, papelaria, empresa de fabricação de placas, consultório odontológico, salão de beleza, dentre outros. O DRD foi ao local para ouvir alguns comerciantes sobre a continuidade da obra.

João Luiz é proprietário de uma loja de autopeças na rua Lincoln Byrro. Ele diz que entende que a obra será para o bem da cidade, mas relata um pouco de incômodo, como a perda de vendas no balcão, já que o trecho que fica em frente ao seu estabelecimento está interditado. Também questiona o tempo de finalização dos trabalhos naquela região. “Se eu falar que não atrapalha, eu estarei mentindo. Tive queda de venda principalmente no balcão. Tem a poeira que incomoda muito, além do barulho devido às máquinas que estão fazendo os trabalhos. Muito das minhas vendas ultimamente é por telefone, e o barulho incomoda mesmo. Temos que esperar o que o poder público vai resolver sobre essa situação. Se estão demorando a fazer o calçamento e a finalização de outro trecho próximo daqui, acredito que aqui demorará ainda mais. Eles até passaram conversando com a gente, fazendo reuniões sobre a realização das obras. Se eles escolheram essa rua como o melhor trecho para o trabalho dessa nova captação de água, eu tenho que aguardar e esperar, já que eu não posso fazer nada.”

João Luiz relata preocupação com o tempo de finalização da obra no trecho interditado (Foto: Fábio Velame)

A Fundação Renova revelou que, após a finalização dos trabalhos no trecho que atualmente está interditado, “não haverá outras interdições complexas dentro da cidade. Informou ainda que a instalação de tubos da adutora seguirá por ruas com menor fluxo, que são: Lincoln Byrro, Dona Zulmira Pereira da Silva, Pascoal de Souza Lima, Curitiba e São Luiz, até chegar à ETA Central, no SAAE”.

No início do mês de julho aconteceram também os trabalhos da obra da adutora no cruzamento da avenida JK com a rua Lincoln Byrro. Para quem vem da rua Moreira Sales, ainda não é possível acessar a rua Lincoln Byrro até a avenida JK. Mesma situação na avenida Rio Doce, entre as ruas João Dias Duarte e Rodolfo de Abreu. Sobre essas situações, a Fundação Renova explica que as vias serão liberadas nesses dois locais assim que for concluída a recomposição de piso (bloco intertravado).

Trecho da avenida Rio Doce que também está interditado será liberado após conclusão da recomposição de piso (Foto: Fábio Velame)


A obra da adutora vem sendo executada em campo por empresas especializadas. Os trabalhos são supervisionados pela Prefeitura de Governador Valadares, pela Câmara de Vereadores e pelo Saae. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM