Motorista com sinais de embriaguez e CNH suspensa é preso durante operação de trânsito

Motorista com sinais de embriaguez e CNH suspensa é preso durante operação de trânsito
FOTO: PMRv

CONSELHEIRO PENA –  A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) prendeu um homem de 37 anos por dirigir embriagado, nesta quinta-feira (2). A ação aconteceu em Conselheiro Pena durante o lançamento da Operação Maio Amarelo. O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da direção, principalmente sob a influência do álcool.

Conforme a PMRv, o condutor estava dirigindo um caminhão Ford branco que transportava um maquinário pesado quando foi abordado pelos militares. Ao perceber que o motorista apresentava sinais de embriaguez, os policiais solicitaram a realização do teste do etilômetro (bafômetro).

O teste constatou a presença de 0,70 mg de álcool por litro de ar alveolar no organismo do condutor, o que configura crime de trânsito. Além disso, a carteira de motorista estava suspensa.

Diante da situação, o homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Conselheiro Pena. Ele responderá pelos crimes de dirigir embriagado e dirigir com CNH suspensa.

Sobre o teste 

O bafômetro, também conhecido como etilômetro, é um aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool presente no ar expelido pelos pulmões. A medida serve para estimar a concentração de álcool no sangue do condutor, indicando se ele está apto a dirigir.

No Brasil, desde 2018, a lei adota a política de tolerância zero para o álcool ao volante. Isso significa que qualquer quantidade de álcool no sangue configura infração, mesmo que abaixo do limite legal de 0,06 mg/L.

Margem de erro do bafômetro: por que ela existe?

Embora o bafômetro seja um instrumento útil na fiscalização, ele não é infalível. Por isso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece uma margem de erro de 0,04 mg/L para os resultados do teste.

Se o bafômetro detectar 0,05 mg/L ou mais de álcool, o condutor estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como: multa no valor de R$ 2.500,00; suspensão da carteira de habilitação por um ano; retenção do veículo por sete dias.

Exame de sangue: confirmando a presença de álcool

Em caso de dúvidas sobre o resultado do bafômetro, o agente de trânsito pode solicitar um exame de sangue. Esse exame é mais preciso e, se detectar qualquer quantidade de álcool, o condutor estará automaticamente sujeito às penalidades do CTB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é assassinado a tiros no Vila Isa

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Um homem, de 39 anos, foi assassinado no bairro Vila Isa, em Governador Valadares, na noite desse sábado (18). Altair Celestino