Com o acesso a crédito se tornando mais caro e escasso, as startups estão sendo desafiadas a explorar novas formas de financiar o seu crescimento. Uma dessas estratégias é o media for equity, um modelo que permite que as empresas troquem participação acionária por publicidade e exposição, evitando assim os altos custos associados às campanhas de marketing convencionais. Isso significa que, em vez de desembolsar grandes quantias, a startup oferece uma parte de seu capital em troca de visibilidade em veículos de imprensa ou através de influenciadores digitais.
A beleza deste modelo é que beneficia a todos os envolvidos. Para as startups significa a chance de construir sua marca e alcançar uma audiência maior sem a necessidade de um grande capital inicial para marketing, algo particularmente valioso para negócios focados no consumidor final (B2C). Já os parceiros de mídia recebem ações que podem valorizar significativamente ao longo do tempo, abrindo portas para colaborações profundas e duradouras que vão além da publicidade tradicional.
Contudo, para que a abordagem de media for equity funcione, é fundamental que as startups escolham parceiros de mídia que estejam alinhados aos seus valores e objetivos, garantindo uma sinergia que potencialize os resultados desejados. Igualmente importante é a necessidade de garantir que todos os acordos contratuais e questões legais sejam meticulosamente definidos e favoráveis para ambas as partes, estabelecendo um fundamento sólido para o sucesso compartilhado.
Portanto enquanto exploramos o futuro do financiamento de startups e o papel dos veículos de mídia como acionistas, precisamos reconhecer o potencial desta estratégia não apenas para impulsionar o crescimento das startups, mas também para reinventar a maneira como a publicidade e a mídia operam dentro do ecossistema empresarial.
E aí, você já tinha imaginado os veículos de mídia como sócios de startups e empresas de base tecnológica?
(*) Profissional com ampla experiência no desenvolvimento de negócios e produtos, com passagens por Méliuz, Itaú, PicPay e Prefeitura de Valadares. Foi membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Técnica de Empreendedorismo e Inovação da Bacia do Rio Doce. Fala sobre inovação, tecnologia, negócios e carreira. Instagram: @eutorrente
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