[the_ad id="288653"]

O pecado da soberba

FOTO: Freepik

Coronel Celton Godinho (*)

A soberba é um dos sete pecados capitais. É o orgulho excessivo, em que o indivíduo se acha melhor do que os outros. É o pecado de pessoa muito vaidosa, e que pensa estar acima de tudo e, sobretudo, de todos.

E como pode surgir essa soberba? Esse sentimento de se sentir maior e melhor do que todos?

Esse pecado pode surgir no indivíduo ainda mesmo na infância, pois se cresce inseguro, mascara essa insegurança, se colocando sempre acima de qualquer outra pessoa ou mesmo situação. É exatamente o oposto da humildade. E o interessante, também, é que o soberbo não se contenta com nada, e não sabe agradecer o favor que lhe fazem. Acha que todos estão à sua disposição! Egoísmo é “marca registrada”.

A soberba vem acompanhada pela prepotência, arrogância, orgulho excessivo, futilidade, egoísmo e muita vaidade e presunção.

A origem etimológica da palavra soberba vem do latim superbus, que quer dizer orgulhoso, magnífico, esplêndido, altivo, soberbo.

Diziam os padres, durante a minha infância, que a soberba é o primeiro pecado capital, e mais cheio de trevas. Foi ela que levou os anjos a se rebelarem contra Deus!

E como combater a soberba? Existe antídoto?

Deus nos deu a humildade para contrapor esse tão grave pecado.

A gente vê passar, todos os dias em nossa frente, pessoas soberbas, nas quais a humildade “passa bem longe”. Procuro orar e pedir a Deus para que toque os seus corações e deixem a humildade entrar.

Conheci indivíduos soberbos, que eram riquíssimos e viviam a vida como se não precisassem de Deus e de ninguém. Colocavam-se acima de tudo, e que num “piscar de olhos” perderam todos os seus bens materiais, e a sua saúde. Alguns foram remediados com a humildade e conseguiram se reerguer, mas outros continuaram soberbos.

O humilde tem a solar clareza de que todas as graças vêm de Deus, e que a ele devemos toda a honra e toda a glória!

Atualmente, vivemos num mundo muito materialista, hedonista e devemos tomar muito cuidado com as armadilhas espirituais, que podem nos levar a crença de que o prazer está acima de tudo em detrimento do nosso crescimento integral enquanto seres humanos. Infelizmente, a vaidade está muito em voga na sociedade. Indivíduos colocam-se acima de todas as regras e de todas as pessoas. Nesse caso, o afastamento de Deus é inevitável! Aí, ficará difícil!

Para quem segue o caminho da soberba, as trevas são consequências certíssimas!

A nossa Bíblia cristã traz versículos importantes sobre esse pecado:

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Mateus 5,3

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

Tiago 4,6

“Porque quebrantarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra, como cobre”.

Levítico 26,19

“Semelhantemente vós, mancebos, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

1ª Pedro 5,5


(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM