Wanderson R. Monteiro (*)
Todos nós, ao nascer, somos posicionados em um determinado ponto geográfico. Nascemos em uma determinada parte do mundo e em um determinado país. Ao decorrer da vida, podemos fazer a escolha de permanecermos onde nascemos, ou tentar a vida em uma outra parte, colhendo, ao longo de nossa história, as consequências de nossa escolha. Dentre estas consequências, estão as influências, sejam positivas ou negativas, do meio em que escolhemos viver.
Se prestarmos atenção, perceberemos que o meio em que vivemos exerce uma influência significativa em nossas vidas, incluindo sobre as nossas ambições, sonhos e aspirações. Nossas ambições são moldadas pelas oportunidades e referências que nos são apresentadas ao longo da vida, e tais oportunidades e referências vêm diretamente do meio em que vivemos, de todo o ambiente e lugares que nos cercam, e das pessoas que conhecemos. Dessa forma, um meio cultural rico e diverso sempre será de grande valor para o desenvolvimento de boas ambições.
A cultura em que estamos inseridos, na maioria quase absoluta das vezes, define os modelos de sucesso que deverão ser buscados como alvos pelas pessoas de um meio, ou sociedade. Se vivemos em um meio onde o sucesso é medido apenas pelo acúmulo de riquezas materiais, é provável que nossas ambições se concentrem exclusivamente nesse aspecto. Mas, se o meio em que vivemos valoriza a criatividade, o apoio mútuo, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal, nossas ambições e nossos desejos também serão influenciados por esse meio.
Dessa forma, um meio que valoriza a cultura pode oferecer acesso a uma variedade de oportunidades educacionais e profissionais. Se as pessoas vivem em um meio onde a cultura é valorizada, tendo acesso a uma educação de qualidade, e com pessoas inspiradoras ao seu redor, suas ambições podem ser expandidas e fortalecidas. Infelizmente, essa realidade não é comum para a maioria das pessoas de nosso país.
Além disso, o meio cultural também influencia diretamente as normas sociais e os valores coletivos. Se vivemos em um meio onde a cooperação, o respeito mútuo e a igualdade são valorizados, somos influenciados por tais ações, de maneira que nossas ambições e aspirações passam a estar relacionadas a esses valores, de maneira que somos inspirados a nos empenharmos para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Por outro lado, um meio permeado por preconceitos e desigualdades pode levar a ambições baseadas em interesses individuais e ganhos egoístas, o que, infelizmente, está mais próximo de nossa realidade atual.
Nesse contexto, a literatura e outras formas de arte desempenham um papel crucial na transformação do meio cultural e, consequentemente, das pessoas que vivem dentro do raio de ação desse meio. Através das histórias, podemos explorar diferentes realidades e, com isso, inspirar mudanças em nosso meio. A literatura promove a empatia ao nos permitir mergulhar nas experiências de personagens diversos, desenvolvendo uma compreensão mais profunda da condição humana.
Além disso, a literatura também pode ser uma ferramenta poderosa para a construção de ambições. Ao ler sobre personagens corajosos, inovadores e resilientes, somos motivados a buscar nossos próprios objetivos e superar desafios. Algumas histórias podem despertar ambições que antes pareciam inatingíveis, impulsionando as pessoas a perseguir seus sonhos com determinação.
Dessa forma, como sociedade, devemos buscar criar meios de fazer com que as atividades culturais, como a própria literatura, cheguem com mais facilidade até as pessoas de nossa sociedade que não têm acesso a estas atividades e meios, de maneira a lhes apresentar novas formas de enxergar a vida e o mundo, que vão além da realidade nas quais elas vivem e estão acostumadas, tomando, a partir disso, conhecimento de novas oportunidades e caminhos a se seguir e, com esse conhecimento, mudar toda a sua vida, e daqueles que estão por perto.
(*) Wanderson R. Monteiro
Dr. hc. em Literatura e Dr. hc. em Jornalismo.
Bacharel em Teologia, graduando em Pedagogia.
Acadêmico Correspondente da FEBACLA.
Acadêmico Fundador da AHBLA.
Acadêmico Imortal da AINTE.
Vencedor de quatro prêmios literários.
Coautor de 13 livros e quatro revistas.
(dudu.slimpac2017@hotmail.com)
São Sebastião do Anta – MG
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.