[the_ad id="288653"]

O futebol e suas loucuras

Está encerrada a temporada futebolística brasileira do ano em curso, consagrando especialmente o Botafogo de Futebol e Regatas pelos títulos conquistados de forma merecida, afora desastres maiores que não foram poucos, alguns inesperados.

No brasileirão da série A, com cada clube disputando 38 partidas mediante dois turnos, grande é a possibilidade de que ao seu término, vença o melhor. Neste ano aconteceu e o título do Glorioso, questões outras que podem surgir no futuro, faz e fará um bem danado ao nosso futebol em função de alguns concorrentes maiores que se acham donos de tudo.

Certeza absoluta é a de que, ao término de um certame, apenas um de seus participes se torna campeão, não sendo demérito algum as classificações subsequentes como as conquistadas por Palmeiras, Flamengo, Fortaleza e Internacional. Que se danem dirigentes passionais, amadores e a mídia raivosa que se mete em tudo. Como dizia mestre João Rosa, “vai ….no formigueiro”.

Não menos verdade que situações inusitadas, algumas dramáticas, ocorreram e merecem registros e comentários, com a conclusão de que o futebol mudou, virou comércio, negócio, loucura e não comporta improvisações e amadorismo. Vejamos:

O que dizer da façanha do Corinthians que figurando por longo período na zona do rebaixamento, engatou e disparou uma espetacular reação com a incrível conquista de 9 vitórias consecutivas e obtendo vaga na fase de classificação para a Libertadores. E seu presidente vem sendo bombardeado pelos antigos dirigentes do clube, responsáveis maiores pela estrondosa dívida do clube. Por parte da mídia, também.

E o GALO das Alterosas? Excelente campanha na Libertadores, Copa do Brasil, idem e descuidando do Brasileirão chegou na última rodada correndo risco de rebaixamento. Como sempre colocaram a culpa no “treineiro”. Simples, não.

E o que falar do BRAGANTINO, até então muito elogiado por ter se transformado em futebol empresa, realizado excelentes campanhas em anos anteriores e que no ano que se encerra salvou-se por verdadeiro milagre ocorrido nas duas últimas rodadas.

E o organizadíssimo Athlético Paranaense, solidificado no andar de cima do futebol brasileiro nos últimos anos e que, inesperadamente acabou sendo rebaixado na última rodada, frustrando sua fiel torcida exatamente no ano de seu centenário. Maldades do futebol…

Chegamos no Fluminense e seu orgulhoso e prepotente grupo de dirigentes, boleiros e integrantes de seu departamento de futebol profissional. Permaneceram “deitados eternamente em berço esplendido” pelas conquistas do ano anterior e foi salvo milagrosamente do rebaixamento pela incompetência de outros concorrentes Uma lástima…

De bom o heroísmo do Vitoria-BA e do Juventude-RS que, com garra e “vergonha na cara” se mantiveram na elite do futebol brasileiro, dando alegria aos seus briosos torcedores. A desigualdade financeira que impera no futebol brasileiro provoca insanos desafios. Neste ano, sobreviveram. Ano que vem tem mais…

E pegando carona com Geraldo Vandré – falando das flores -, de encher os olhos a imagem do avião conduzindo a delegação do Botafogo de retorno da Argentina, sobrevoando a Bahia de Guanabara, logo após a conquista da glória eterna.  Conquista merecida.

Em um futebol corroído por tanta coisa ruim, a demonstração de seriedade e amor a um clube como a demonstrada por Thiago Silva, serve de alento para quem ainda tem no futebol a sua grande paixão. Atleta e cidadão diferenciado. Belo exemplo.

Enfim, mais uma temporada futebolística se foi, marcada por alegrias e tristezas e antevendo para o próximo ano aventuras diferenciadas. Noticia-se o surgimento de inúmeras outras SAF’s no futebol brasileiro. A da Portuguesa de Desportos, se oficializada, trará uma alegria enorme aos saudosistas. A LUSA que já foi grande, pode voltar a sê-lo.


(*) Ex-atleta


FOTOS: Divulgação

N.B. – Hoje, dia 15 de dezembro, será realizado o XIX Encontro dos Desportistas de Valadares e região, tendo como local as dependências do Coopevale Futebol Cube, com início às 10.00h. Uma iniciativa e realização do Projeto Pingo D’Água, voltado para a prática de pequenas ações solidárias. Venha participar e traga, se possível, gêneros alimentícios e material de limpeza que terão destinação digna. Mais do que uma festa, o Projeto tem objetivos claros voltados para pessoas em vulnerabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Eu agradeço

🔊 Clique e ouça a notícia Amados irmãos leitores, que a paz esteja com vocês. Hoje é um dia especialíssimo pra mim. Como alguns sabem, tive a honra de participar

A política em um projeto social

🔊 Clique e ouça a notícia Dos nada saudosos tempos e períodos da Covid-19, enclausurados convivemos com grupos de WhatsApp, deles participando como forma de nos instruirmos, de receber informações

Homem primata

🔊 Clique e ouça a notícia No dia 6 de março, em uma partida entre Palmeiras e Cerro Porteño válida pela Copa Libertadores Sub-20, alguns torcedores paraguaios fizeram a clássica