Novas demarcações do Zona Azul geram  polêmica na cidade

Novas placas do Zona Azul estão cobertas com sacola, em algumas ruas de Governador Valadares. FOTO: Eduardo Lima

Dentro da meta de atingir 2 mil vagas no Estacionamento Rotativo Zona Azul, em Governador Valadares, o sistema será ampliado para outras 13 ruas no município, a partir do dia 30 deste mês, com a criação de mais 350 vagas, totalizando 1550. Não demorou muito para a medida ser contestada pela população, devido ao aumento no número de placas fora da região comercial da cidade.

Quem passar pelas ruas Afonso Pena, Benjamin Constant, Marechal Deodoro, Bárbara Heliodora, Quintino Bocaiúva, Osvaldo Cruz, Rui Barbosa e Sete de Setembro vai perceber que as placas do Zona Azul estão cobertas com sacola plástica. A medida foi solicitada pela prestadora do serviço na cidade, a Alias Mobile Parking. A empresa esclareceu, por meio de nota ao DIÁRIO DO RIO DOCE, que as placas da Zona Azul de Governador Valadares que estão tampadas são referentes à nova etapa do estacionamento rotativo. “As placas já foram colocadas nos locais, mas a Zona Azul nessas ruas ainda não está funcionando. A terceira etapa será inaugurada no dia 30 de março (350 novas vagas). A quarta etapa começa a funcionar no dia 20 de abril, com 450 novas vagas.

Zona Azul espalhado por todos os cantos.

No início da última semana foram incluídas vagas rotativas nas ruas que ficam próximas do Hospital Municipal e da Capela Velório do Cemitério Santo Antônio. O mesmo aconteceu nas vagas da rua Cláudio Manuel, onde fica a rotatória que dá acesso à entrada do Cemitério. Após muita reclamação da população e de donos de funerárias, a Prefeitura recuou e retirou as placas do Zona Azul do quarteirão da rua Teófilo Otoni. Porém, as placas da rua Rui Barbosa, em frente ao Hospital Municipal, permanecem cobertas por sacolas.

A empresa se defendeu ao dizer que a escolha do território para demarcações de vagas do Zona Azul são definidas pela Prefeitura. “A Alias/Mobile Parking esclarece que o projeto é proposto pela Prefeitura e a empresa é responsável pela execução”, informou.

A Alias Mobile Parking disse ainda que as novas vagas do Zona Azul trazem mais “fluidez” para o trânsito da cidade. “Atualmente, a Zona Azul tem 1.200 vagas de estacionamento rotativo em funcionamento. A mudança trouxe mais fluidez para o trânsito do Centro e otimizou o tempo das pessoas que utilizam os serviços prestados por órgãos públicos e empresas localizadas na região. O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Aos domingos e feriados, e fora dos horários determinados, o estacionamento é livre. Como determinado em lei, as vagas podem ser ocupadas por, no máximo, duas horas. A prorrogação não é permitida, assim como a troca de vaga dentro da mesma face de um quarteirão. O valor da hora cheia é de R$ 2,20”, informa a nota.

por Eduardo Lima | eduardolima@drd.com.br