[the_ad id="288653"]

Nelson de Sena: 93 anos como marco na educação

FOTO: Juninho Nogueira

No artigo desta edição, conheceremos a história de uma das escolas mais antigas do município: a Escola Estadual Professor Nelson de Sena. História essa que se mistura com a da própria cidade. Afinal, milhares de valadarenses por lá passaram.

Hoje localizada na rua Barão do Rio Branco, 362, Centro, a Escola Estadual Nelson de Sena foi criada por um sonho de ajudar a formar crianças e jovens de nossa sociedade. Com alunos sentados em caixotes, nasce na Figueira do Rio Doce as Escolas Reunidas de Figueira, em 1929. Época na qual nosso município era ainda apenas um projeto da bela cidade atual.

Em 1946 tornou-se Grupo Escolar Professor Nelson de Sena, em homenagem ao deputado federal Nelson de Sena, então secretário de governo. E sob a direção da educadora Dona Otália Lagares até 1993.

Em 1984 conseguiu autorização para o funcionamento de 5ª a 8ª série. Enquanto em 1994 para o Ensino Médio Comum Geral e Habilitação Profissional de Magistério de 1º Grau sob a direção do professor José Alves de Oliveira.

Novos desafios

De lá para cá, a educação passou por novos desafios, como a inclusão social que atende, atualmente, turmas especiais para alunos deficientes auditivos e visuais e, atualmente, com intérprete de Libras nas salas de aula.

O CREI (Centro de Referência em Educação Especial Inclusiva) também funciona nesta escola. O objetivo do Centro é oferecer capacitação continuada aos profissionais da educação para a oferta do ensino adequado às necessidades específicas dos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação.

Nos anos de 2017 a 2019 ofereceu Cursos Técnicos Profissionalizantes em Administração e Informática.

Em 2022, Cursos Técnicos Profissionalizantes em Segurança do Trabalho e Administração.

A sociedade atual apresenta como aspecto positivo o amplo acesso à tecnologia e à informação. Hoje a sociedade/escola tem abertura para o novo podendo se reinventar. Por outro lado, há o aumento no acesso de informações deturpadas, distanciamento familiar, doenças psicossociais, desigualdade social e aumento da violência.

Portanto, em um mundo cada vez mais globalizado e integrado, sofrendo constantes transformações, a Escola Estadual Professor Nelson de Sena mantém o compromisso com a formação integral dos alunos pautada nos valores de liberdade, responsabilidade, disciplina e respeito ao outro e ao mundo visando assim vencer os obstáculos gerados pelas transformações sociais, que nos envergonham, como violência, drogas, falta de valores humanos, a fim de resgatar, com um processo ensino-aprendizagem dinâmico e contextualizado, o valor da educação na formação humana.

Uma educação conhecedora da realidade, incentivando os educandos a se posicionarem como agentes transformadores em qualquer meio social em que estejam inseridos.


(*) Revisora do DIÁRIO DO RIO DOCE e formada em Pedagogia. Email: marizetebelo@yahoo.com.br | (33) 99820-8619

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Comments 1

  1. Deia Linda Ferreira de Souza ( Professora de Geografia e vice- diretora da E.E ´rpf.Nelson de Sena ) says:

    Na década de 1980 , a Escola Estadual Prof. Nelson de Sena contava com salas para o ensino especial para os deficientes auditivos e para os deficientes visuais . Inclusive , havia um laboratório para deficientes auditivos Num certo período , um empresário que mantinha uma fábrica de antenas recorreu à escola em busca de mão de obra entre os rapazes com deficiência auditiva Foi uma experiência bem sucedida . Para os deficientes visuais havia o ensino de braille que era ministrado pela Professora Maria Aparecida Guilherme que fez várias visitas para orientações na Fundação Dorina Nowill,. A escola recebeu muito material oriundo da fundação , inclusive Máquina de Escrever Braille Perkins Brailler , atraves do qual crianças aprenderam a manipulá- lo . Tivemos uma aluna com deficiência visual que chegou a formar-se em Psicologia na UNIVALE porém , não conseguiu apoio para fazer o estágio .Mais adiante , os alunos foram incluídos nas salas de ensino tradicional , contando com o suporte de um professor especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM