Missão comercial do Governo de Minas aproxima Estado do mercado argentino

A missão promoveu um encontro do setor mineiro de carne suína e avícola com supermercados, indústrias e frigoríficos argentinos

O Governo de Minas – por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Econômico (Sede) – realizou uma missão comercial, promovendo um encontro entre o departamento mineiro de carnes (suína e bovina) e o setor de supermercados, indústrias e frigoríficos da Argentina. O encontro aconteceu no início desta semana, na Embaixada Brasileira em Buenos Aires.

De acordo com o Governo de Minas, este encontro teve por objetivo alcançar novos mercados, além de fortalecer o vínculo entre empresas brasileiras e argentinas. Dessa forma, o Estado busca ampliar e diversificar a gama de produtos exportados. Assim sendo, compareceram ao encontro 6 empresas mineiras do setor avícola e de suínos.

Este evento também contou com a parceria da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig). 

Representantes

Representando a Secretaria de Agricultura, estava o subsecretário João Ricardo Albanez. Ele aproveitou a ocasião para falar sobre a relevância da missão comercial para Minas.

“Os grandes fornecedores de carnes de aves e suínos para o mercado argentino estão no sul do país, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná.  O mercado argentino ainda não é um consumidor expressivo nas exportações mineiras de carnes de aves. Já em relação à carne suína, a Argentina ocupa o nono lugar das exportações do Estado. Esta missão é uma oportunidade para o setor produtivo mineiro estreitar as relações comerciais e diversificar a pauta exportadora com a inclusão de produtos de maior valor agregado”, define.  

Para o diretor de Promoção de Exportações da Sede, Marcelo Faria, o encontro foi uma oportunidade de destacar o valor do produto mineiro aliado ao potencial parceiro, que é o mercado argentino:

“Minas Gerais, apesar de não estar tão próximo da Argentina em termos logísticos, consegue apresentar um produto com valor competitivo e alta qualidade, em condições de concorrer com qualquer potencialidade que outros estados possam apresentar. No momento, a América do Sul como um todo participa somente com 8% do comércio internacional de Minas. E a Argentina se apresenta como um grande mercado a ser explorado, com potencial de enriquecimento da nossa pauta exportadora”, disse.

Economia argentina

Além disso, o chefe da missão comercial na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Márcio Gasparri, explicou sobre a situação econômica da Argentina, atualmente. Segundo Gasparri, houve um crescimento expressivo no consumo de frangos e suínos. Mas em contrapartida, o país registrou diminuição no consumo de carne bovina.  

Argentina registrou crescimento expressivo no consumo de frangos. | FOTO: Seapa/ Divulgação

Ainda conforme os dados apresentados, o consumo de carne avícola no país passou de 20 kg/pessoa em 2003 para 45,5 kg/pessoa, em 2021. Já a participação da carne suína na dieta proteica dos argentinos saltou de 7,9%, em 2000, para 14,5%, no ano passado. Então aos fatores responsáveis por este crescimento, Gasparri associa a percepção do consumidor sobre a qualidade do produto a inflação que acomete país neste tempo.

Diante disso, representantes de ambos os países apresentaram aspectos técnicos, além de processos burocráticos para negócios entre os países. Sobretudo foram levantadas informações acerca da logística e do transporte de mercadorias entre Brasil e Argentina. Por fim, após as apresentações, os representantes fizeram uma rodada de negócios entre importadores argentinos e exportadores de Minas Gerais.  

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, dá mais detalhes sobre a aproximação comercial entre Minas Gerais e Argentina. Confira:

VÍDEO: Seapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Acidente na MG-108 deixa dois feridos em Manhumirim

🔊 Clique e ouça a notícia MANHUMIRIM – Um carro capotou na manhã deste sábado (27) na MG-108, próximo ao Córrego do Lessa, em Manhumirim. O acidente deixou dois homens