Maternidade do Hospital Municipal faz “Árvore da Vida” para algumas mães

A chegada de uma criança é um momento único, esperado e marcante para todos! E na Maternidade do Hospital Municipal (HM) agora tem uma forma de registro muito especial. Após o parto, algumas mães recebem um desenho com o formato da placenta que envolvia o bebê: é a chamada Árvore da Vida. A placenta é um órgão formado durante a gestação, que tem como papel principal, promover a comunicação entre a mãe e o feto e, assim, garantir as condições ideais para o desenvolvimento dele.

A confecção acontece da seguinte forma: após alguns partos, a placenta da mãe é coletada, colocada em uma superfície, usa-se tinta acrílica, alguns líquidos que estejam no bloco ou até mesmo fluidos da própria mãe. Sobre a placenta é sobreposta uma folha branca de papel, que de forma singular, exprime quase que uma impressão digital do nascimento da criança. Na folha, são escritos dados como data do parto, peso e tamanho do bebê, nome dos pais, horário e nome da equipe que participou do procedimento.

Ao se transformar neste carimbo natural, a placenta faz alusão ao formato de uma árvore, com seus galhos e ramificações. E na tentativa de externar essa ligação entre mãe e filho, a médica obstetra Aylanne Rosa e vários servidores têm se dedicado na confecção desta marcante recordação.  “Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia como era feita. Em janeiro desse ano encontrei uma enfermeira que fazia na maternidade em que eu estava trabalhando em Suzano, no interior de São Paulo. Pedi que ela me ensinasse e a partir daí comecei a fazer. Quando vim para Valadares em março ensinei às residentes, enfermeiras, técnicas e alunos. Todos gostaram da ideia e começaram a fazer, sempre que possível, pois depende do fluxo de atendimento do plantão e de cada caso”, revelou.

A Técnica de Enfermagem Célia do Carmo Lopes Dias foi uma delas. Se encantou pela ação e sempre que pode, em seus plantões se dedica a proporcionar essa alegria às mamães. “Vivo o momento das mãezinhas, me apego e até faço o registro com algumas fotos deste momento mágico. Tudo é feito com segurança e muito carinho e elas ficam muito agradecidas”, exclamou.

Uma das mães presenteadas foi Jane Débora, que levou para casa a árvore da vida da pequena Emanuelle. “Toda equipe foi fundamental para trazer ao mundo o melhor de mim. Eles foram uma benção. Nos trataram com amor, respeito e ainda pude levar para casa esse mimo maravilhoso da minha filha”, ressaltou.

Assim, a Prefeitura segue trabalhando para humanizar cada vez mais o atendimento a todos as pessoas que são atendidas no Hospital Municipal. E neste caso, tem na unidade de saúde uma forma delicada e única de guardar na memória o início de uma nova vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM