[the_ad id="288653"]

Investir com propósito é uma onda verde necessária

FOTO: Freepik

Em meio às oscilações da economia, que vão desde a alta da Taxa Selic, queda do dólar, tensões internacionais e mudanças nas regras de exportação, muitos se perguntam: É hora de investir? E onde aplicar com segurança?

Mesmo em cenários incertos, há oportunidades para fazer o dinheiro render com propósito. A própria origem da palavra “investir”, do latim investire (vestir, revestir), revela que investir é mais do que aplicar recursos: é um ato de comprometimento e transformação. Seja para crescer financeiramente, desenvolver-se pessoalmente ou construir um futuro mais justo.

Fundos de investimento ESG

É nesse contexto que os fundos de investimento ESG ganham relevância. Eles consideram critérios ambientais, sociais e de governança, buscando não apenas retorno financeiro, mas também impacto positivo na sociedade e no planeta. O número de investidores em fundos ESG cresceu mais de 28% em 2024, com destaque para os de renda fixa, uma opção segura em tempos de Selic elevada, projetada para 15% até o fim de 2025, segundo o Boletim Focus.

Esse movimento reflete uma mudança de mentalidade: mais do que saber onde o dinheiro está aplicado, o investidor quer entender qual impacto ele está gerando. De olho nisso, o Sicredi vem ampliando sua oferta de fundos nesta vertente. Um exemplo é o Fundo Sicredi Ações Sustentáveis ESG IS, que busca superar o índice S&P/B3 Brazil ESG, referência em boas práticas no mercado brasileiro.

Voltado para perfis moderado a arrojado, o fundo investe em empresas com compromissos ambientais e sociais, permitindo ao investidor participar da transformação sustentável sem abrir mão da rentabilidade. Empresas que integram índices ESG costumam ter menor volatilidade e maior valorização no longo prazo. Além disso, fundos ESG excluem setores como armas, carvão e tabaco, e priorizam empresas com políticas de diversidade e inclusão.

Investir com propósito é uma tendência global. Grandes gestoras internacionais já adotam critérios ESG como obrigatórios em suas análises. É uma forma de alinhar valores pessoais às decisões financeiras, entendendo que cada escolha tem impacto e que o mercado pode ser uma ferramenta de mudança.

Essa é uma onda verde necessária. Como cooperativa, o Sicredi caminha lado a lado de seus associados, em busca das melhores alternativas financeiras, garantindo que os recursos investidos também gerem impacto positivo na comunidade. Se você busca mais do que números, se quer que seu dinheiro reflita suas convicções, talvez seja hora de olhar não apenas para os fundos ESG, mas para instituições financeiras que possuem, na essência, a sustentabilidade. E descobrir que investir pode, sim, ser um ato de consciência.


(*) Gerente de Captação da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brincar: O primeiro passo para ser no mundo

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Em meio às pressas do dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para aquilo que realmente sustenta a infância: o

Esquina de Boa Noite com Bom Dia

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – Domingo, dia 30 de outubro de 2022. O jornalista William Bonner está em estúdio à frente da cobertura das apurações do