Caros irmãos e irmãs, desejo que a ternura de Deus venha de encontro às suas fragilidades e os apascente de muito amor, saúde e esperança.
ASSUNTO 1: Vamos tratar agora de um assunto que tem ocupado as redes sociais, quando uma candomblista se revolta com a atitude de um padre que se recusa a lhe dar a Santa Eucaristia, dizendo não pertencerem ao mesmo credo religioso.
Alguns críticos ferrenhos da igreja católica tomam este tema como um triunfo na sua busca incessante de desqualificação do catolicismo. Completa ausência de conhecimento da causa.
Em primeiro lugar, qual o sentido de qualquer religioso exigir um tratamento privilegiado em uma igreja que não seja a de sua pertença?
Segundo, falta-lhe entender que nem mesmo os católicos podem receber a Santa Comunhão sem o devido preparo e estar em graça com Deus. Ora, o católico, para se condicionar apto para a comunhão, passa por um acompanhamento catequético rigoroso, a fim de que tenha pleno entendimento do significado, importância e efeitos da comunhão.
É um tema deveras muito amplo na sua explicação.
ASSUNTO 2: Depois de um período de muita aridez espiritual, Deus volta a ser sentido e experimentado no seio da juventude católica brasileira. Não são raros os movimentos que revelam o resgate e o fervor na fé de nossos “teens”.
PLCs, EACs e outras siglas que arrebanham cristãos estão em êxtase, tal a efervescência da juventude que tem lotado os encontros e igrejas católicas. Eu acredito que às vezes Deus permite que desçamos ao fundo do poço para que de lá passemos a contemplar o quanto é maravilhoso permanecer na companhia de Jesus. Aí, retornamos. E não se trata de um mero retorno, mas um abraço em um Deus Vivo que restaura, fortalece e alimenta.
ASSUNTO 3: Hoje, às 8h30, Dom Antônio Carlos Félix dará o Sacramento da Crisma para 8 catequizandos adultos na minha amada paróquia Santa Rosa de Lima. Estes 8 e mais 3 adultos que se batizaram no Sábado Santo passaram por minhas instruções de catequese. Acredito que fizemos uma boa caminhada.
Eles têm a exata noção hoje da importância destes sacramentos.
Enquanto o Batismo marca o início do nosso relacionamento com Cristo, a Crisma traz riquíssimas graças, das quais podemos chamar de Dons do Espírito Santo. Certa vez, em uma de suas homilias, o Papa Francisco falou sobre cada um destes dons: Sabedoria, Entendimento, Ciência, Fortaleza, Piedade, Conselho e Temor de Deus. Todos temos esses dons desde o Batismo, enfatizava o papa, mas a Crisma os aprofunda e os fortalece, pois te aproxima ainda mais de Cristo e da comunidade católica.
Enquanto catequista, sempre insisti com meus alunos à tomada de consciência de que ter o óleo do crisma espalhado em sua testa proclama ao mundo que a primeira coisa que as pessoas devem notar a seu respeito é sua fé em Cristo. E que a partir dali, cresce o compromisso de anunciar Jesus Caminho, Verdade e Vida a todas as nações. Foi a ordem dada por Jesus aos discípulos. Agora, o crismado compartilha uma antiga e rica tradição da qual milhões de católicos participaram ao longo da história.
Que o Espírito Santo de Deus abra e ilumine seus caminhos. E não temam nenhum mal porque Cristo sempre estará com vocês. Deus os abençoe e cuide!
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.