Hospital Bom Samaritano mantém certificação de qualidade

Acreditação daONA reforça compromisso da instituição com a segurança do paciente

Em 2019 o Hospital Bom Samaritano entrou para o seleto grupo de hospitais que possuem Acreditação Hospitalar. Em todo Brasil, dos 6820 hospitais em funcionamento – segundo o Relatório da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), apenas 325 possuem a Acreditação. Agora o Hospital acaba de receber um auditoria para manter a acreditação nível I, que vai até março de 2021, priorizando o foco na segurança do paciente.

Os avaliadores mantiveram a acreditação ao inspecionarem os processos, todos previstos nos protocolos da RDC 36 do Ministério da Saúde e de acordo com os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que tratam da identificação do paciente, higiene das mãos, prevenção de lesão por pressão, prevenção de quedas, cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos foram identificados e destacados vários pontos fortes do Hospital Bom Samaritano como:

  • Sistema de alerta no Tasy ATB/MPP/medicamentos: sistema interno de informática que conta com alarmes para alertar a equipe para equipe de assistência se o paciente esta tomando antibióticos, medicamento potencialmente perigosos ou mesmo se ele tem alguma alergia a algum tipo de medicamento, trazendo mais segurança ao processo;
  • Sinalização lúdica de higiene das mãos: emotions motivadores identificando se a equipe esta ou não com as moas higienizadas, e como a maior parte da equipe esta recebendo sorrisos, significa que eles entenderam, especialmente na pandemia a importância desse protocolo;
  • Boletim cirúrgico: implantado para manter a família informada a cada duas horas sobre o procedimento que esta sendo realizado e em que etapa está a cirurgia (pré-cirurgia, durante a pós cirurgia, recuperação e anestesia),e explicando sempre quanto tempo aproximadamente falta para finalizar, um trabalho que tranquiliza os familiares e humaniza o processo;
  • Comunicação efetiva: Plano Terapêutico e Interdisciplinar que contém todas as informações entre as áreas assistenciais e profissionais para a continuidade da assistência. O plano conta com o Registro de Passagem entre as Unidades, ou seja, a transição de cuidados, utilizando a metodologia de SBAR (S: Situação; B: Breve Histórico; A: Avaliação e R: Recomendação) para fortalecer a garantir a informação para o setor receptor, dando continuidade aos cuidados. Nessa linha as informações são disponibilizadas entre os plantões, por meio do Passômetro que alcança diversas categorias como de enfermeiro para enfermeiro, de farmacêutico para farmacêutico e de médico para médico. Uma comunicação efetiva tratada como primordial para segurança do paciente, para equipe envolvida e para a Instituição. Todos os esforços voltados para que a assistência prestada possa ser clara e segura;
  • Round UTI Diário: todos os dias (a cada 24h) a equipe multidisciplinar visita todos os pacientes discutindo o diagnostico e fazendo um plano terapêutico do dia para o paciente;
  • Epimed: sistema que permite gerenciar todos os indicadores da UTI como letalidade, tempo de permanência do paciente, taxa de mortlidade entre outros;
  • Utilização de Critérios de admissão e alta de UTI, conforme CFM
  • Marmitas com incentivo para colaborador: adesivos nas marmitas dos colaboradores que ficam na área de isolamento da Covid-19 com frases como “força”, “vai passar”, “ estamos com você”, porque sabemos que este momento não esta sendo fácil;
  • Boletim/Visita virtual para familiares de paciente COVID: uma forma de aproximar a família e o paciente que esta na UTI e não esta entubado e de criar uma aproximação com a família do paciente entubado, humanizando ao máximo o processo;
  • Humanização com pacientes/familiares e colaboradores frente a pandemia de forma geral.

Hoje, quando o paciente procura um hospital ou clínica para realizar um tratamento, ele, além de avaliar o investimento em tecnologia, modernas instalações e novos procedimentos e exames, leva em conta, principalmente o quanto aquela instituição é segura para ele.  “Estou certa que o paciente sente-se muito mais seguro sabendo que estamos certificados e que estamos focados na segurança do paciente. Além disso os profissionais também se sentem mais seguros com todos os processos implantados, sabendo que estão perseguindo um protocolo auditado por uma empresa de credibilidade internacional”, afirma a gerente de qualidade do HBS, SamillyJanuth, acrescentando que em 2021 eles pretendem ampliar a certificação.

Entenda o processo de acreditação

De acordo com a gerente de qualidade do HBS, enfermeira  Samilly Januth, o processo de acreditação foi iniciado há cinco anos, “nosso primeiro passo foi a implementação dos 5’S do hospital – senso de arrumação, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de higiene e saúde e o senso da auto disciplina, nesse momento foi um verdadeiro choque no hospital, mudamos toda nossa rotina, desde os hábitos no administrativo, como: ordenação de pastas, documentos, padronização de etiquetas, arquivos, passando pela conscientização sobre a importância de manter os ambientes limpos, desde quem visita o hospital até o fornecedor que utiliza nosso espaço para entrega de materiais, com isso conseguimos criar um padrão de organização”.

Depois do primeiro passo a instituição passou para a organização dos processos, segundo a gerente de qualidade, “nessa etapa mapeamos o relacionamento/práticas de trabalho de todos os setores. A partir daí, os coordenadores conseguiram enxergar melhor quem é seu cliente, quem é o seu fornecedor ou com ele interage, isso provocou um avanço operacional significativo nos processos”.

A terceira etapa para a acreditação foi o gerenciamento de riscos, “nesse momento pontuamos os riscos inerentes de cada setor, probabilidade dele tornar realidade, a sua gravidade, e o que poderia ser feito para prevenir, com esse cenário conseguimos criar um monitoramento e mecanismos eficientes de prevenção’, explica Samilly.

Hospital Bom Samaritano

O Hospital Bom Samaritano há 20 anos em funcionamento (há 22 como o Hospital do Câncer de Governador Valadares)  é mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 71 anos vem trabalhando em prol da saúde dos valadarenses e de toda a região.

.JPG

Hoje, o HBS é considerado um Complexo Hospitalar, tem cercade 1.440 colaboradores (considerando os terceirizados) e  é responsável por cerca de 20% dos leitos hospitalares da cidade.É considerado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em oncologia e radioterapia (Portarias Nº 256de 27/7/2009 e nº 237 de 26/5/2011), em Cirurgias Oncológicas(Portarias Nº 256 de 27/7/2009 e nº 237 de 26/5/2011), obesidadegrave para Cirurgia de Redução de Estômago (Portaria Nº 496de 29/5/2012), Implante Coclear – Ouvido Biônico (Portaria Nº418 de 25/11/2009) e reabilitado para o Implante Bilateral (PortariaNº 3.437 de 24/10/2018), Traumatologia e Ortopedia (Portaria Nº1.189 de 22/9/2016), atendimento Cardiovascular – Cirurgia Cardíaca (Portaria nº 448 de 27/4/2016) e pela (Portaria Nº1.639 de 1/10/2015) e administra a UPA 24 horas, consideradaTipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS).

O parque tecnológico do seu Serviço de Diagnóstico por Imagem foi totalmente renovado com a aquisição de um novo Tomógrafo Digital com 64 canais, Um Raio X Digital, Um Mamógrafo Digital e dois aparelhos de Ultrassonografia. Além disse este ano foram inauguraqdos mais 18 leitos de UTI, somando 30 leitos disponíveis.

O HBS tem 82,67%  dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS o que reforça seu caráter filantrópico e os outros 17,33% de atendimentos restantes são de convênios e particulares. Números de 2019, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora mostra que foram realizados 8.975 internações hospitalares e 282.624 atendimentos ambulatoriais. O Laboratório Bom Samaritano atendeu em média 150 pacientes por dia em 2019 e a Clínica Bom Samaritano realizou 10.370 procedimentos em 2019 entre ultrasson, mamografia, raios-x, tomografia, biópsia, densitometria e ressonância magnética.

O que é a Acreditação?

Considerada o ISO da Saúde, a Acreditação é um processo em que as unidades de saúde utilizam para reforçar a segurançados serviços prestados ao paciente, isso significa que os profissionais são constantemente treinados para identificar antecipadamente os riscos possíveis que podem ocorrer durante um atendimento a um usuário e, com isso evitarem que esses riscos se tornem uma realidade.

Para conquistar o certificado de Acreditação o hospital precisou implementar uma série de protocolos, padrões de atendimentos e processos assistenciais seguindo normas específicas, que no caso do Brasil são definidas pela ONA.

O processo de Acreditação é voluntariado e periodicamente, durante o período de validade do certificado, a instituição acreditada é avaliada pela certificadora.

ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. Com foco na segurança do paciente, tem como objetivo a promoção do processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

A ONA ultiliza  a metodologia pela InternationalSociety for Quality in Health Care(ISQua), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

O Certificado

O certificado do Hospital Bom Samaritano foi homologado no dia 11 de março de 2019 e tem validade até 2021.  Para conquista-lo , em novembro de 2018 e em janeiro de 2019 uma equipe do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora, esteve em Governador Valadares e, em visita a unidade, avaliou todos os atendimentos ofertados pelo hospital.

Em novembro de 2020 a equipe voltou ao hospital para avaliar 50% dos processos, o que garantiu a manutenção da certificação nível 1 até 2021.

Acesse o portal da ONA (ona.org.br/OrganizacoesCertificadas) e confira a validação e a manutenção da Acreditação da Beneficência Social Bom Samaritano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM