[the_ad id="288653"]

Há 6 meses, obras da Lagoa Santa estão paralisadas

Há 6 meses obras da Lagoa Santa estão paralisadas
FOTO: Fred Seixas

GOVERNADOR VALADARES – Em maio de 2023, a Prefeitura de Valadares anunciou a iniciativa de revitalizar a lagoa do bairro Lagoa Santa, em Governador Valadares. Cinco meses depois – ainda em outubro daquele mesmo ano – a intensa movimentação de caminhões e operários na obra sumiram. O trabalho de revitalização ficou pela metade. No entanto até o momento não foi concluído.

Conforme Tony Alves, presidente da Associação dos Moradores dos bairros Lagoa Santa e Santo Agostinho (Amolasa), atualmente, a lagoa se encontra abandonada pelo poder público. Ele ainda ressalta os transtornos que os moradores da região têm vivido. E que, além disso, já tentou contato com a Prefeitura para atualizar as informações sobre a obra. Contudo não teve nenhum retorno.  

“Não nos informaram o motivo [da paralisação da obra], apesar de encaminhar ofício para a Secretaria de Obras solicitando informações. E no momento está caindo esgoto na lagoa, dando mau cheiro, cheia de mato ao redor dela, com um deck que não foi finalizado e proporcionando perigo aos moradores, pois não possui guarda-corpo. E durante o dia várias crianças estão indo lá, inclusive, de bicicleta, e pode ocorrer acidente a qualquer momento. Enquanto durante a noite, por falta de iluminação, tem várias pessoas indo “aparentemente” para utilizar drogas”, disse Tony Alves. 

Há 6 meses, obras da Lagoa Santa estão paralisadas – FOTO: Arquivo Pessoal

Moradores se mobilizam

No dia 19 de março, os moradores dos bairros Lagoa Santa e Santo Agostinho se reuniram para discutir a atual condição que se encontra a infraestrutura naquela região. No caso específico da lagoa, os moradores decidiram procurar o Ministério Público na tentativa de buscar uma solução para o problema, que vem se arrastando nos últimos seis meses. De acordo com o presidente da Amolasa, a promotoria agendou para esta sexta-feira (12) um encontro com os membros da diretoria da associação de moradores. O objetivo é buscar esclarecimentos sobre as dúvidas em relação à obra de revitalização. A expectativa dos moradores é que de alguma forma seja possível encontrar um caminho para solucionar esses problemas. 

“Esperamos que a Águas Valadares conserte a rede de esgoto que está caindo na lagoa, para evitar que contamine ainda mais o meio ambiente, evitar que mate os peixes e acabe com o mau cheiro. Por parte da prefeitura, precisamos que a Secretaria de Meio Ambiente cobre ações da Águas Valadares. Bem como a Secretaria de Obras finalize as obras de revitalização, dando maior segurança para todos os moradores. Para que possam realizar sua caminhada tranquila, com iluminação, colocar guarda-corpo no deck, rampa de acessibilidade, proporcionando um espaço seguro para todos”, disse Tony Alves.

O que diz a Prefeitura e a Águas Valadares 

O DRD entrou em contato com a Prefeitura Municipal, para atualizar as informações sobre a revitalização da lagoa. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos não deu um prazo exato para a retomada das obras. Mas informou que “as obras de revitalização da Lagoa Santa acontecerão nas próximas semanas, para conclusão em 30 dias após essa retomada”.

A obra está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura. Segundo o Governo Municipal, o orçamento previsto é de R$ 6 milhões. Até o momento já foram concluídos o desassoreamento da lagoa e a construção da estrutura do deck com ponte de concreto armado.

A revitalização na Lagoa Santa ainda não foi concluída – FOTO: Fred Seixas

O DRD também solicitou informações à Águas Valadares – concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade – sobre as reclamações dos moradores em relação à rede de esgoto que está caindo na lagoa e corre o risco de contaminar ainda mais o meio ambiente, além do forte mau cheiro no local.

A empresa comunicou, por meio de nota, que “vai enviar uma equipe técnica para analisar a situação e tomar as providências necessárias”, mas não informou mais detalhes em relação ao prazo.

FOTO: Arquivo Pessoal

Sobre a obra

De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, a revitalização na Lagoa Santa inclui a manutenção de 99% das árvores nativas, além do plantio de mais espécies. No trecho da lagoa próximo à praça Ari Ferreira Mattos será construído um deck e uma ponte de acesso, com estrutura em alvenaria e guarda-corpo em madeira, como um espaço de convivência para o local. Ao longo da orla da lagoa será feita uma ciclofaixa para os ciclistas poderem circular pelo local com mais segurança. O projeto prevê também a instalação de novas sinalizações.

Comments 3

  1. Mariaxdas graças muniz says:

    Inadmissível o descaso conosco q pagamos uma carga tributária exorbitante e ficamos vendo tanto descaso, a sujeira tomou cta das margens da lagoa, tem famílias inteiras acometidas pelo mosquito q c certeza aumentou depois do abandono total. Um terreno ao lado da Lagoa q de nada serve, não temos um posto de saúde temos q deslocar p outras localidades, posto policial? Tb não temos, mas temos obrigações. MP nos socorre.

  2. Jorge says:

    Nada aqui em lagoa Santa vai pra frente,o descaso do poder público é acachapante.So em época de política eleitoral é que enganam o povo com obras eleitoreiras.

  3. Os moradores de Valadares não aprendem. Gente, estão só aguardando se aproximarem as eleições para finalizar a obra.
    A própria falta de memória do povo brasileiro que reelege quem fez um péssimo mandato, leva o mal político a usar sempre esta estratégia.
    Daqui pouco inauguram e todo mundo vai bater palmas pro André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM