Prefeitura dá início à revitalização da lagoa do bairro Lagoa Santa

FOTO: Leonardo Morais

Trabalho inclui desassoreamento, tratamento da sinalização local e novo paisagismo

As áreas verdes nos centros urbanos são indispensáveis para o bem-estar da população. Além de reduzir os efeitos da poluição e ruídos, contribuem com a redução da temperatura, promovem a interação social, sendo um ponto de encontro para todas as idades. Por isso, a preservação desses espaços é fundamental para a qualidade de vida da população. E foi pensando nisso que a Prefeitura, assim como fez no bairro Castanheiras, decidiu desassorear e revitalizar o entorno da lagoa do bairro. A Lagoa Santa também será desassoreada e todo o entorno revitalizado, ganhando um novo paisagismo. Os trabalhos serão realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

Para garantir a segurança de todos durante a realização das obras, a rua Porto Seguro ficará interditada no trecho entre a avenida Luxemburgo e rua Martin de Souza, sendo permitido apenas o tráfego de caminhões para garantir a fluidez dos trabalhos. Além disso, será proibido o estacionamento de veículos no entorno da lagoa no trecho que estiver recebendo obras, portanto, as interdições no entorno da lagoa vão acontecer por setores, de acordo com o trecho em que as máquinas estiverem atuando. Além disso, a orientação é que as pessoas não pesquem na lagoa por questões de segurança, evitando, assim, possíveis acidentes.

Ciclofaixa

Os trabalhos de revitalização incluem a manutenção de 99% das árvores nativas, incluindo o plantio de mais espécies. No trecho da lagoa próximo à praça Ari Ferreira Mattos será construído um deck e uma ponte de acesso, com estrutura em alvenaria e guarda-corpo em madeira, garantindo mais um espaço de convivência para o local. Ao longo da orla da lagoa será feita uma ciclofaixa para os ciclistas poderem circular pelo local com mais segurança, além da revitalização da sinalização.

Para o desassoreamento será necessário realizar aproximadamente 4.500 viagens com caminhões-caçamba para a retirada dos materiais terrosos que se encontram no fundo da lagoa. A meta é uniformizar as medidas de profundidade da lagoa em aproximadamente 1,5m, visto que, um estudo hidrológico realizado pelo município em 2022 identificou que a média da lâmina d’água da lagoa estava em torno de 1,5m a 0,4m. Além disso, o desassoreamento irá contribuir com a contenção das águas em épocas de chuva, evitando possíveis transbordamentos. Vale ressaltar que os materiais retirados do desassoreamento serão depositados temporariamente num terreno da prefeitura localizado ao lado da lagoa para a secagem e posterior recolhimento.

Assim, a Prefeitura trabalha cada vez mais para a preservação das áreas verdes e espaços urbanos mais integrados à natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM