Das margens do Rio Doce para as margens do Rio Sena. Da cidade conhecida por suas exportações de mica, cujo nome deriva do latim micare, que significa brilho, surge algo mais brilhante: Yasmin Assis Ribeiro, futebolista brasileira que irá representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Nascida em Governador Valadares, Yasmin começou a dar seus primeiros toques na bola aos 5 anos de idade. Seu pai Carlos José Ribeiro, em entrevista ao GE, afirma que observava seu talento desde pequena “Quando ela começou a andar, nós percebemos que ela tinha um chute de perna esquerda muito forte quando a gente rolava a bola para ela”. A paixão por esse esporte se desenvolveu, acompanhada com as barreiras impostas ao futebol feminino. Teve que começar a praticar ao lado de meninos, sendo a única menina da escolinha. Por lá conquistou medalhas e troféus que guarda com carinho.
Com o objetivo de se tornar uma futebolista, Yasmin se mudou para Pouso Alegre e se desenvolveu com a ajuda do treinador Clóvis Massafera, no time feminino da AABB do bairro São João. Por lá se destacou e aos 16 anos de idade recebeu sua primeira convocação para Seleção Brasileira feminina sub-20, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de 2014. Aos 17 anos, foi transferida para o São José, onde foi eleita a melhor lateral esquerda do Paulistão 2016. Com grandes atuações pelo time da cidade de São José dos Campos, atraiu olhares no Parque São Jorge. O Corinthians, então, não mediu esforços para contratar a atleta, que em sua primeira passagem pelo clube, conquistou a Libertadores Feminina de 2017 e Brasileiro de 2018.
Almejando voos maiores, a lateral natural da capital do voo livre aterrissou na capital portuguesa para atuar pelo Benfica, onde fez parte do lendário time campeão da Taça de Portugal em 2019. Após uma breve passagem no Clube da Luz, Yasmin retorna para fazer história no Corinthians Feminino. Na sua segunda passagem pelo clube paulista, foi 3 vezes campeã paulista, tetracampeã brasileira e conquistou a América em duas ocasiões.
Com garra e determinação para honrar a camisa de um dos clube mais tradicionais do Brasil, Yasmin, ao lado de Grazi, é a maior vencedora da história do Corinthians, com 15 títulos conquistados. A valadarense é referência em sua posição e fez parte de uma das maiores revoluções e dinastias do futebol brasileiro. O valor que a mineira trouxe para o futebol feminino ficará na lembrança de diversas meninas que se impactaram com o time do Corinthians feminino.
Yasmin carrega consigo uma brilhante carreira no futebol, isso é fato, mas ainda assim, faltava um objetivo a ser conquistado: participar dos jogos olímpicos.
No dia 2 de julho de 2024, o treinador Arthur Elias anunciou a lista com as 18 jogadoras que irão representar o Brasil em Paris. E o nome da nossa mineirinha estava presente. A lateral agora se junta a um velho conhecido e às suas companheiras na busca de trazer o ouro inédito para a Seleção Feminina Brasileira.
(*) Estudante de Jornalismo na Universidade Vale do Rio Doce | Instagram: @vitim_braga
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.