Desde criança, sempre gostei muito de ficção científica, de saber os porquês de alguns fenômenos da natureza, e era fã da disciplina de ciências da escola.
Adorava assistir filmes e séries de ficção científica. Minha iniciação ao tema foi ao ler dois maravilhosos livros, “As Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, e a “Máquina do Tempo, de H.G Wells.
Quando estudava à tarde, ao chegar, já pegava um monte de biscoitos, em quantidade que caberia em minhas mãos, enchia uma caneca com achocolatado, e ia para frente da TV assistir alguns dos bons seriados de ficção que eram exibidos nas tardes de segunda à sexta-feira, como “Perdidos no Espaço”, “Terra de Gigantes”, “Túnel do Tempo” e “Jornada nas Estrelas”. Os dois últimos me fascinavam mais por se tratar de um tema em que sempre fui curioso: o tempo!
Espaço temporal
O espaço temporal sempre foi um tema muito interessante, e ficava a pensar todas às vezes que assistia o seriado o “Túnel do “Tempo”, que narrava as viagens no tempo por dois cientistas.
Depois de alguns anos, assisti ao filme a “Máquina do Tempo”, baseado em um livro que tinha lido sobre o assunto, o que me fascinou ainda mais.
O tempo não para! É uma frase concreta e verdadeira. O relógio passa. As situações vão se criando e passando… Nós vamos passando… Como o tempo, somos passageiros…
Diante do tempo que não para, somos apenas viajantes, companheiros de viagem…
Perda de tempo com discussões e discórdia
Muitas pessoas vivem como se o tempo não passasse. E olha que o tempo passa rápido! A gente nasce, vive, alguns se casam, têm filhos… Depois eles crescem e saem dos seus “ninhos”. E quando a gente nem ao menos percebe, já somos avós!
Imaginem o tempo que perdemos com discussões que só levam à dor e à discórdia?! O tempo que perdemos nas oportunidades que tivemos, e não aproveitamos com nossas esposas, maridos e filhos?!
O tempo é precioso, e muitos só se dão conta quando chegam à meia-idade, e olham para trás, e veem quanto tempo perderam com bobagens que não levaram a nada.
O pior é que depois que o tempo passou, de nada vale lamentar.
Muitas vezes me perguntam se isso ou aquilo é do “meu tempo”. Nunca gostei dessa expressão, pois meu tempo é HOJE, AGORA!
Em que pese o tempo não parar, há tempo para tudo, e basta não desperdiçá-lo!
Não esperem uma ocasião especial para usar uma roupa nova. Diga “te amo” aos seus pais, maridos, esposas e netos, e também àquele amigo ou àquela amiga de verdade! Se deixar para depois, pode não haver tempo para isto!
Dê um abraço apertado em quem você ama, sempre que tiver vontade.
Passem mais tempo com a sua família e falem mais com Deus!
Aproveitar o tempo da melhor forma possível
Todas às vezes que assisto a algum filme ou seriado com o tema viagem no tempo, fico a pensar o que faria se eu pudesse voltar nas horas, minutos, dias, anos e até séculos!
Se fosse possível, corrigiria todos os meus erros que porventura tenham magoado alguém, principalmente, as pessoas que tanto amo!
Entretanto como ainda não é possível, mesmo diante de todo o avanço tecnológico, procuro aproveitar todo o tempo da melhor forma possível.
Hoje eu já não quero ter razão e perder tempo. Quero ser feliz, e, preferencialmente, fazer o outro feliz!
Mas, e se VOCÊ pudesse voltar no tempo, o que faria?
TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO, E HÁ TEMPO PARA TODO O PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU.
Eclesiastes 3:1
(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar.
Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro
As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de
seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal