Duas iniciativas de impacto social de Governador Valadares receberão apoio do Instituto Ekloos

O Programa de Aceleração Social Impactô Mulheres, visa incentivar e fortalecer organizações que trabalham para diminuir a desigualdade social em suas localidades e que tenham uma mulher como principal liderança, fundadora ou co-fundadora. As organizações devem atuar nas áreas de educação, cultura, meio ambiente, energias renováveis, desenvolvimento territorial ou tecnologia.

As iniciativas selecionadas são apoiadas por uma equipe de mentores remotos que ajudam a pensar em soluções para os problemas das localidades. A ideia é que as organizações possam se desenvolver, construir e melhorar seus processos de gestão e aumentar o seu impacto social além do que já é realizado.

​​Ao final do Programa, as organizações aceleradas se apresentarão para uma banca de investimento que irá selecionar uma ou mais para receber um incentivo financeiro. O total de recursos disponível para ser dividido entre as organizações selecionadas é de R$ 90 mil.

O Instituto Ekloos, responsável pelas mentorias, é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2007, que apoia o desenvolvimento e a inovação de iniciativas de impacto social. O Programa é uma iniciativa do Instituto Neoenergia, fundado em 2015, tem o propósito de conectar pessoas, fortalecer as redes da sociedade civil e contribuir para a redução da desigualdade social, apoiando ações e projetos para o alcance das metas da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

O Programa selecionou duas iniciativas em Valadares, o “Agave- Artesanato, gastronomia e artes do Vale”, e o projeto  “Phototerapia”.

De acordo com Elis Meirele, coordenadora do Agave, o objetivo do coletivo de artesãos e trabalhadores da culinária, é dar visibilidade e fomentar a cultura, a produção de artesanato e a gastronomia, para valorizar e possibilitar a esses trabalhadores oportunidades de mostrar seu trabalho. “O Impactô-Mulheres vai nos fortalecer enquanto grupo, além de nos capacitar e nos direcionar nessa nossa caminhada, para que possamos crescer mais, continuar a empoderar pessoas e dar mais abrangência à cultura”, destaca Meirele.

Segundo Rosi Sabino, coordenadora de comunicação do Phototerapia, o projeto é voltado para a fotografia social, cultural e artística. Além de ampliar a renda do fotógrafo, o projeto pretende oferecer capacitações ao público de baixa renda. “O Phototerapia ainda está em construção, e ter sido selecionado para o Impactô-Mulheres vai nos ajudar nesse processo de definição e organização da linha de ação que vamos estabelecer”, ressalta Sabino.

Conheça as demais iniciativas clicando aqui.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação apoiou a divulgação do Programa. O Secretário da pasta, professor Hilton Manoel, destaca que “o reconhecimento das iniciativas femininas que geram impacto social em Valadares, é um importante avanço em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS) da Organização das Nações Unidas, neste caso, o de igualdade de gênero”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Homem é baleado no bairro Fraternidade

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – A Polícia Militar (PM) registrou uma ocorrência na noite desse sábado (25), na Rua Chile, no bairro Fraternidade. Segundo as informações,