O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, dia 13 de agosto, é uma das grandes datas para o comércio no Brasil, ficando atrás apenas do Natal, da Black Friday e do Dia das Mães. E, faltando uma semana para a data, o comércio já trabalha para receber os clientes que, neste ano, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), devem movimentar quase R$ 27 bilhões na economia brasileira.
De acordo com a CNDL e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a data movimentará R$ 26,94 bilhões no comércio. A pesquisa, feita de 26 de junho a 3 de julho de 2023, aponta que 68% dos consumidores pretendem comprar presentes. Ou seja, aproximadamente 110,5 milhões de pessoas devem presentear os pais no segundo domingo de agosto.
Pessoas querem gastar mais
A pesquisa aponta ainda um crescimento no número de pessoas que pretendem gastar mais em 2023. De acordo com os entrevistados, 36% pretendem gastar mais que em 2022, 35% o mesmo valor e 17% querem gastar menos.
O agente de microcrédito Vitor Carlos Santana, de 23 anos, conta que passar a data com seu pai é uma tradição e que todo ano seu pai ganha presentes, o que para ele é uma forma de agradecimento. “Todos os anos eu passo com meu pai o Dia dos Pais. É uma data importante. Além de ser uma forma de agradecer por tudo que ele fez por mim e pela família. Eu ainda não sei com o que presenteá-lo. Mas meu irmão e eu sempre compramos um presente, cada. E este ano será do mesmo jeito. Afinal, uma data como esta não dá para passar em branco”, conta.
Roupas serão a maior procura
Assim como no ano passado, conforme a CNDL, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
Diego Silva, transitário, de 28 anos, conta que o pai mora em Belo Horizonte (MG). E que, mesmo sem poder vê-lo na data, ele sempre compra presentes para o pai. “Mesmo de longe, o carinho e o amor continuam. A data é uma oportunidade de lembrar e agradecer, por isso, sempre compro algo, nem que seja uma lembrancinha. Neste ano ele vai ganhar roupas dos meus irmãos e eu pretendo dar uma caneca de chopp ou um porta-vinhos”.
“A primeira data comemorativa do segundo semestre funciona como um termômetro para o setor que acompanha as tendências de compra dos consumidores para as festas de final de ano. A pesquisa traz ânimo para o setor, uma vez que aponta que os consumidores deverão gastar mais este ano”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.