[the_ad id="288653"]

Cuidado com os humores

FOTO: Freepik
Celton Godinho (*)

Penso que uma das piores experiências nesta nossa curtíssima vida é nos relacionarmos com pessoas que estão sempre mal-humoradas, ainda que faça parte de um processo evolutivo. Vez em quando a gente dá um azar desses! Mas, afinal, o que é esse tal de humor que tanto falam, cantam, reclamam, e até colocam em poesias, seja ele bom ou mal?

Podemos dizer que o humor, lato sensu, é um estado de espírito do indivíduo, e stricto sensu, um determinado estado de ânimo, cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional. Este termo é mesmo aplicado ao estado de espírito de uma pessoa e, na psicologia, é relativo à benevolência de um ato, realçando a comicidade sem a frivolidade e sátira sem a crueldade. Na psiquiatria, o humor é definido como estado emocional interno e continuado do paciente (depressivo, maníaco, disfórico, triste, ansioso, feliz, raivoso etc), podendo atualmente ser tratado com medicamentos específicos de controle.

Temos, segundo Galeno, no século II d.C., quatro tipos de humores: o sanguíneo, o fleumático, o colérico e o melancólico. Esta teoria relaciona o humor com o nosso estado de saúde. Segundo a teoria hipocrática da patologia humoral, quando uma pessoa está doente, há uma tendência natural para a cura; a natureza encontra meios para corrigir a desarmonia dos humores, restaurando o estado anterior de harmonia. A recuperação do enfermo é acompanhada da melhora do humor.

Um órgão importantíssimo do nosso corpo exerce influência direta em nosso humor: o fígado. Ele coordena o fluxo de sangue, conectando-se aos demais órgãos. O seu bom funcionamento é tão fundamental para a saúde que algumas correntes da medicina oriental o consideram o segundo coração.

Não vamos entrar muito nesta parte científica relativa ao nosso assunto, mas em questões mais práticas.

Acredito que o humor está intimamente ligado ao fato de como o ser humano vê a sua vida aqui na terra, considerando a espiritualidade. Sua visão de vida determina o seu humor!

A visão de vida, com relação de como enxergamos os obstáculos, pedras em nosso caminho, verdadeiras “montanhas de problemas, através do humor positivo, vai determinar de forma crucial os nossos momentos cotidianos de alegria e tristeza.

Tudo nesta vida terrena pode ser visto de matizes diferentes, dependendo de como nós a encaramos! Aí é que entra o humor! Por que a pessoa bem humorada tende a resolver seus problemas de maneira mais tranquila? Sua visão de vida permite levar para pouquíssimas alterações de humor, se considerarmos o lado negativo.

Com relação aos humores do cotidiano, a maneira como o ser humano encara a vida faz toda a diferença!

E VOCÊ? ANDA DE MAU HUMOR? CUIDADO COM OS HUMORES!

“Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico.”
Provérbios 22:24


(*) Advogado militante – Coronel da Reserva da Polícia Militar. Curso de gestão estratégia de segurança pública pela Academia
de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro

As opiniões emitidas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores por não representarem necessariamente a opinião do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Músicas e frigoríficos

🔊 Clique e ouça a notícia “É carne crua/ Sangrando/ Transbordando/ Solidão”. O trecho é da potente canção “Carne Crua”, do álbum homônimo da banda carioca Barão Vermelho, lançado em

Sabe-se lá…

🔊 Clique e ouça a notícia Instituição cultural globalizada é coisa de país desenvolvido. É comum encontrar nas principais cidades do mundo, e também no Brasil, a Aliança Francesa, a

Sim, “faz mal para a saúde”

🔊 Clique e ouça a notícia Futebolista de boa qualidade e integrante de uma turma que tinha Reinaldo, Cerezo, João Leite, Paulo Izidoro, Alves, Getúlio, Campos, Luizinho e outros tantos