[the_ad id="288653"]

Conheça o pintor, restaurador e escultor Carlos César

FOTO: Agnaldo Souza / DRD

GOVERNADOR VALADARES – Natural de São João Del Rei, a 188 km da capital mineira, Carlos César de Oliveira é um habilidoso restaurador, escultor, desenhista e pintor. Então se destacando entre artistas e com obras nos mais diversos estilos, Carlos expôs em grandes eventos no Vale do Aço, em Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje, morando em Governador Valadares, com 64 anos, Carlos César é aposentado pela Usiminas em Ipatinga. No entanto nos anos que passou trabalhando no setor siderúrgico, sempre manteve ativo seu amor pela arte.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, ele conta que começou restaurando pinturas barrocas, caracterizadas pelo realismo, a religiosidade e pela busca da fé por meio dos sentidos. “Eu nasci em 1959, no pequeno município de São João Del Rei, e desde muito novo eu tenho um apreço por desenhos e pinturas. Um pouco mais velho, por volta de 1974, comecei a pintar e restaurar pinturas barrocas na cidade de Tiradentes”.

A arte de esculpir

Mas com o passar dos anos, Carlos continuou aprimorando suas técnicas pintando e desenhando até conhecer a arte de esculpir por influência de um artista local com quem trabalhou fabricando móveis. “Me mudei para Ipatinga, e mesmo trabalhando no setor siderúrgico não deixei minha arte de lado. Quando não era algo por fora, como uma encomenda ou presente, eu pintava o que vinha na mente, sem um estilo definido”, diz.

De acordo com Carlos César, a arte vai muito além da pintura. “A arte para mim é tudo. Quando estou diante de uma tela em branco ou com a mão na massa eu sinto… Eu paro e sinto… A arte é sentimento, expressão e desafio. Quando alguém encomenda uma pintura, me sinto desafiado a transcrever aquilo, me sinto desafiado a dar meu melhor. E buscar melhorar a cada trabalho”, conclui.

Comments 2

  1. Márcio Grossi says:

    Gostaria de um contato do Carlos restaurador.
    Grato.

    • Fred Seixas says:

      Boa tarde. Entre em contato com a Redação que passamos para o senhor privadamente. (33) 2101-3722 ou 2101-3722.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM