Com o retrocesso da Macrorregião Leste no Minas Consciente, Governador Valadares retorna para a onda amarela

Decisão foi definida pelo Comitê Extraordinário Covid-19

A Macrorregião Leste irá retroceder da onda verde para a onda amarela a partir de sábado (10), após decisão confirmada pelo Comitê Extraordinário da Covid-19. A migração acontecerá devido a piora de alguns indicadores em municípios desse bloco. A informação foi confirmada na noite de quarta-feira (7) no portal oficial de notícias do Governo do Estado de Minas Gerais.

Governador Valadares faz parte da Macrorregião Leste e vivenciou durante uma semana a flexibilização de serviços não essenciais permitidos. A decisão da migração entre as ondas vermelha, amarela e verde é tomada pelo Comitê Extraordinário da Covid-19 ao analisar dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que realiza o monitoramento constante dos municípios. Diariamente acontecem atualizações com dados epidemiológicos, leitos e ocupação. Semanalmente são avaliados as curvas e tendência global e regional. Toda essa análise permite dar um norte nas decisões sobre uma possível reabertura de novos setores.

Atualmente, Minas Gerais não tem nenhuma macrorregião na onda vermelha. Quatro macrorregiões estão na onda verde: Norte, Jequitinhonha, Triângulo do Sul e Centro Sul. Já as outras dez estão na onda amarela: Nordeste, Leste, Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste, Centro, Oeste, Sul, Triângulo do Norte e Noroeste. Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.

O Comitê Extraordinário Covid-19 adotou mudanças na Deliberação 17/2020 para aprimorar o combate ao coronavírus no Estado. A antiga regra permitia até 30 pessoas por evento ou atividade de reunião. Com a mudança, o que valerá será a metragem. Para eventos abertos, a regra será manter o distanciamento de quatro metros quadrados por pessoa. Já nos eventos de locais fechados, a distância obrigatória por pessoa será de 10 metros quadrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM