[the_ad id="288653"]

Colóquio de Educação da Univale debate o autismo na escola

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente em 2 de abril e, mesmo após a data, o tema continua em pauta na Univale. Na quarta-feira da próxima semana, dia 12, o curso de Pedagogia promove a 8ª edição do Colóquio de Educação Especial, e desta vez o tema é “o aluno autista na escola”. O Colóquio volta a ser realizado presencialmente após a pandemia.

A pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada neurodivergente, pois possui um desenvolvimento neurológico distinto do que é considerado padrão. O autismo se manifesta de diferentes níveis e formas, mas alguns dos sintomas mais comuns são dificuldade de interação social e hipersensibilidade a estímulos como toque físico ou barulho. Não há cura para o autismo, mas a adaptação a atividades como trabalho ou estudo é facilitada por tratamentos com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos ou terapeutas ocupacionais.

No Colóquio de Educação Especial, o foco estará no acompanhamento a alunos autistas na educação básica, conforme explica a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Wildma Mesquita Silva. “A temática é pertinente em todos os níveis, da educação infantil ao ensino superior, mas o evento é para discutir a educação básica. Nesta edição do Colóquio nós vamos ter as discussões sobre o aluno autista na escola sob uma perspectiva pedagógica, com uma pedagoga e psicóloga, que é a professora Eliene Nery, e também a professora Maria Elizabeth Almeida, fonoaudióloga de referência na cidade, que vai tratar da linguagem”, comentou Wildma.

A mediação do Colóquio será feita pelo professor Edmarcius Carvalho Novaes, coordenador do Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3). “No ensino superior, a Univale realiza ações com o Espaço A3, como a Jornada de Educação Inclusiva”, acrescentou Wildma. Edmarcius lembra que a Univale tem um Plano Institucional de Inclusão e Acessibilidade, com para trabalhar diversos tipos de acessibilidade, e uma atende alunos com autismo. “Isso é muito importante, porque temos esses alunos, que são acompanhados pelo Espaço A3, e todas essas ações estão referendadas nesse documento, que norteia as práticas pedagógicas”, salientou o coordenador do Espaço A3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Sorvete

🔊 Clique e ouça a notícia Tem fato que causa curiosidade! Por causa do forte calor que faz por aqui articulamos sobre um produto “refrescante”. De acordo com o “Google”

Gato na geladeira

🔊 Clique e ouça a notícia Tenho tido o privilégio de conhecer muitas pessoas que, em sua maioria, são ótimas e interessantes. Gosto de conhecer gente! Trabalhar com gente, e